“Pechito” López confirma título no WTCC
6 Setembro 2016 - José Soares da Costa

Na casa da Honda, José Maria López conquistou o seu terceiro Título Mundial de Pilotos no WTCC sem necessitar de vencer qualquer das duas provas do programa. O piloto argentino conquistou um pódio e um 4º lugar em Motegi, o que lhe permitiu confirmar um resultado há muito esperado. Quanto ao piloto português Tiago Monteiro, carimbou dois pódios e segue na luta pelo 2º lugar no Campeonato de Pilotos.

Na 1ª corrida do fim de semana, Norbert Michelisz partiu da pole position e manteve-se na primeira posição, sem que nunca fosse alvo de uma verdadeira ameaça por parte dos seus adversários. Robert Huff, o piloto que poderia discutir a vitória com o piloto holandês, não teve argumentos para bater o seu colega de equipa da Honda.

Já Tiago Monteiro partiu da 7ª posição e efectuou um bom arranque, o que o colocou na 4ª posição. Thed Björk era então o próximo alvo, que seria ultrapassado durante a 7ª volta. Com este resultado, a Honda conquistou uma tripla histórica na sua própria casa, um feito bastante celebrado pelos nipónicos. Quanto a José Maria López e Yvan Muller, os dois pilotos oficiais da Citroen levaram os C-Elysée à 4ª e 5ª posição respectivamente.

A 2ª prova no Japão ficou marcada pelo domínio dos Citroen, com José Maria López a liderar com o seu colega de equipa francês imediatamente atrás. Enquanto isso, Tiago Monteiro ultrapassou o marroquino Mehdi Bennani e com isso subiu à 3ª posição. Na derradeira volta, López abrandou e deixou passar Yvan Muller, que conquistou desta forma a sua 1ª vitória do ano.

Se as posições do pódio estavam definidas, era a luta pelas posições seguintes que concentrava todas as atenções. Mehdi Bennani acabaria por levar o seu Citroen à 4º posição, batendo o Volvo de Néstor Girolami e o Citroen de Tom Chilton, 5º e 6º classificados respectivamente.