Porsche desvenda 919 Hybrid versão 2016
23 Março 2016 - José Soares da Costa

 Porsche 919 Hybrid

A Porsche Motorsport apresentou o 919 Hybrid, versão 2016, com o qual irá defender o título do FIA WEC. Com 3 pacotes aerodinâmicos preparados para a nova temporada, a marca germânica aposta tudo na renovação do título num ano em que a oposição reforçou as suas “armas”. O 919 Hybrid conta com dois sistemas híbridos optimizados, capazes de fornecer mais de 400 cv de potência adicionais. No entanto, a potência obtida pelo motor V4 de 2 litros foi reduzida devidos à introdução dos novos regulamentos para a classe LMP1.

No capítulo aerodinâmico, a Porsche aproveitou ao máximo os novos regulamentos e irá utilizar 3 pacotes aerodinâmicos ao longo da temporada de 2016. Um primeiro pacote “high downforce” será utilizado até às 24 Horas de Le Mans. Já na clássica prova francesa, a Porsche recorrerá a uma versão “low downforce” do seu 919 Hybrid, maximizando a velocidade de ponta obtida ao longo do circuito. Nas restantes provas do FIA WEC, um novo pacote “high downforce” será introduzido nos Sport Protótipos germânicos.

Ao nível mecânico, a Porsche concentrou-se na redução de peso e optimização do consumo do seu motor V4 de 2 litros turbo-comprimido. Em virtude dos novos regulamentos, introduzidos para diminuir o andamento dos LMP1, o motor a gasolina germânico verá a sua potência diminuída para um valor próximo dos 400 cv. A redução do combustível utilizado por volta foi a principal restrição imposta pelos novos regulamentos de 2016. Os dois sistemas híbridos foram também revistos, tendo a sua potência e eficiência sido aumentada relativamente à temporada anterior. Uma nova geração de baterias de iões lítio, desenvolvida internamente pela Porsche, foi introduzida nos novos 919 Hybrid.

Relativamente à decoração utilizada pelo novo Porsche 919 Hybrid, de acordo com a marca germânica trata-se de uma fusão das 3 versões utilizadas durante as 24 Horas de Le Mans de 2015. Relativamente à tripla de pilotos dos 919 Hybrid nº1 e nº2, a Porsche renovou a aposta em Timo Bernhard/Brendon Hartley/Mark Webber e Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb.