Porsche vence 6 Horas de Nurburgring
Após uma vitória “arrancada a ferros” nos derradeiros metros das 24 Horas de Le Mans, a Porsche regressou aos triunfos nas 6 Horas de Nurburgring. Embora inicialmente dominada pela Audi, a prova germânica acabou por ser palco de uma convincente vitória por parte da marca de Estugarda. A tripla composta por Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley foi responsável por esta proeza. Pedro Lamy venceu entre nos GTE-Am e Filipe Albuquerque foi 2º na categoria LMP2.
Partindo da pole position para as 6 Horas de Nurburgring, a Audi apresentava-se como a principal candidata à vitória na prova germânica. No entanto, as 3 marcas presentes na categoria LMP1 estavam separadas no Top-6 por apenas 1 segundo, o que deixava um bom prenúncio quanto à prova que se iria disputar no Domingo.
A fase inicial das 6 Horas de Nurburgring foi dominada pelo Audi R18 nº8, tendo a Porsche perseguido de perto o seu rival germânico. Quanto à Toyota, os TS050 revistos após o desaire das 24 Horas de Le Mans encontravam na 5ª e 6ª posição, sem nunca apresentarem o ritmo necessário para discutirem as posições cimeiras.
A partir da 3ª hora de prova, a Porsche passou a liderar a prova germânica, por intermédio de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas. Os seus companheiros de equipa, Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, ocupavam a 2ª posição, imediatamente à frente dos Audi R18. No entanto, um toque do Porsche 919 nº2 no Porsche 911 RSR nº99 da Proton Racing obrigou a uma paragem de emergência nas boxes para substituição da secção dianteira do Sport Protótipo germânico.
Com isto, Webber, Hartley e Bernhard ascenderam à liderança, que viriam a perder novamente para os seus companheiros de equipa a cerca de 90 minutos do final da prova. No entanto, os vencedores das 24 Horas de Le Mans seriam obrigados a cumprir um “Drive Through” devido a um erro de Marc Lieb, perdendo novamente a liderança da prova. O 919 nº1 rumou desta forma para a sua primeira vitória da temporada.
A luta pela 2ª posição nos derradeiros instantes das 6 Horas de Nurburgring animaram as hostes germânicas. O Audi R18 de Lucas di Grassi, Loic Duval e Olivier Jarvis e o Porsche 919 nº2 de Jani, Lieb e Dumas envolveram-se numa série de ultrapassagens e toques, em tudo semelhantes a uma corrida de carros de turismo!
Enquanto os danos sofridos no Porsche 919 obrigaram a uma paragem adicional nas boxes para troca da cobertura de motor, atirando-o para a 4ª posição, o Audi R18 logrou terminar a prova na 2ª posição. Na derradeira posição do pódio terminou o 2º Audi R18, entregue a Andre Lotterer e Marcel Fassler. A Toyota viu os seus TS050 terminarem na 5ª e 6ª posição, justificando a falta de andamento com os problemas na manutenção dos pneus na temperatura ideal de funcionamento. O TS050 nº6 viu-se ainda afectado pelo mesmo problema de motor que roubou a vitória nas 24 Horas de Le Mans ao construtor nipónico.
Na categoria LMP2, o Alpine A460 de Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi sagrou-se vencedor da prova, batendo o Liger JSP2 da RGR Sport, partilhado pelo português Filipe Albuquerque, Bruno Senna e Ricardo Gonzalez. Nos GTE-Pro, a Ferrari alcançou uma dobradinha por intermédio de Gianmaria Bruni/James Calado, os vencedores da prova e Sam Bird/David Rigon. Entre os GTE-Am, Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda conquistaram a vitória para as cores da Aston Martin. Rui Águas, em Ferrari F458, foi o 2º classificado nesta categoria.