PRMiniracing com jornada de sucesso na Penha
Teve lugar no passado fim-de-semana em Guimarães a 1ª prova do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016. As expectativas para esta nova época eram efectivamente elevadas, perspectivando-se uma das melhores edições dos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito ao número de inscritos, novos carros, competitividade e de facto, foi precisamente o que se constatou nesta Rampa da Penha que marcou o arranque da temporada, não defraudando o muito público presente.
As condições climatéricas tiveram um papel importante no desenrolar da prova, dado que os aguaceiros frequentes que se manifestaram ao longo dos dois dias condicionaram e muito, o desempenho pleno dos pilotos e das suas equipas, que assim tiveram trabalhos redobrados na busca de afinações específicas para as alterações constantes das condições da pista. O traçado reconhecidamente técnico em condições ideais de seco, nestas condições específicas de molhado tornou-se num autêntico “pesadelo”, bastante escorregadio e traiçoeiro, provocando infelizmente diversos acidentes e incidentes a alguns dos pilotos participantes.
O Team PRMiniracing que fez alinhar os irmãos Rui e Paulo Ramalho ao volante dos seus respectivos protótipos, teve tal como todas as outras equipas bastante trabalho ao longo das diversas subidas de treinos e prova. Os elementos técnicos da PRMiniracing fizeram um trabalho inexcedível na busca dos melhores “set-ups” para os protótipos subida a subida, indo de encontro às alterações constantes do traçado e aos inputs manifestados pelos dois pilotos. A escolha acertada dos pneus Pirelli teve igualmente um importante papel no desempenho e no resultado final alcançado, com a obtenção de dois fantásticos pódios absolutos nesta 1ª e difícil prova que marcou o arranque do Campeonato.
O Vice Campeão Nacional de Montanha de 2014 e 2015, Rui Ramalho, marcou a estreia oficial do recentemente adquirido Osella PA21S EVO, tentando subida a subida adaptar-se não só ao novo protótipo italiano no qual tinha ainda apenas testado em condições ideais de seco, mas fundamentalmente às reacções do mesmo nestas difíceis condições de molhado.
Como tal, durante o desenrolar das diversas subidas o piloto mais jovem da equipa foi aumentando o ritmo, incrementando a sua confiança no novo carro, contudo, sempre com uma elevada margem de segurança, dado que as condições não permitiram de modo algum explorar em segurança as capacidades técnicas do Osella e como tal, Rui Ramalho e a sua equipa, optaram por realizar uma prova estratégica e conservadora, minimizando os riscos de danos que pudessem comprometer a sua presença na próxima prova que terá lugar dentro de dias na Falperra e que com isso comprometesse desde já as contas do campeonato.
Rui Ramalho terminou esta prova inaugural do campeonato e de estreia do seu novo carro num fantástico 2º lugar absoluto, sem qualquer incidente e com bastante margem de progressão, deixando boas expectativas para as provas seguintes.
O bi-Campeão Nacional de Montanha Paulo Ramalho regressou ao activo ao volante do protótipo inglês Juno CN09, tendo à semelhança do seu irmão de “sobreviver” às armadilhas do traçado ao longo do fim-de-semana, fazendo-o da melhor forma, sem qualquer erro e demonstrando que este seu regresso não tem apenas como objectivo marcar presença prova a prova, mas sim discutir efectivamente as melhores posições que estiver ao seu alcance, tendo como meta inicial um lugar do pódio.
Na realidade, foi precisamente o que aconteceu nesta prova inaugural, ao discutir em todas as subidas a 3ª posição absoluta com diversos pilotos a lutarem pela mesma posição de uma forma bastante “acesa”, discussão essa que perdurou até à derradeira subida de prova, tendo no final Paulo Ramalho garantido essa mesma posição, secundando assim o seu irmão Rui no pódio.
Este 3º lugar teve um sabor muito especial para o piloto do Porto, dado que nos últimos tempos alguns contratempos de saúde o têm limitado fisicamente e colocado à prova a sua reconhecida resiliência. Contudo, o piloto provou este fim-de-semana que este seu regresso não será meramente de participação, mas que está pronto para lutar pelas primeiras posições, potenciando e reforçando os resultados globais da sua equipa, juntamente com o seu irmão Rui.
Assim, este duplo pódio alcançado pelo Team PRMiniracing na prova de abertura do Campeonato foi um excelente e merecido prémio para todo o trabalho desenvolvido durante a época de defeso e que deixa excelentes expectativas para o desenrolar do restante campeonato que agora se inicia.