Indonésia estreia-se no “Grande Circo” da F1
18 Fevereiro 2016 - José Soares da Costa

Rio Haryanto

Com a entrada de Rio Haryanto para o lugar de 2º piloto da Manor Racing, a Indonésia estreia-se na Fórmula 1. O jovem piloto garantiu o apoio de diversas empresas do seu pais para competir na alta roda do automobilismo mundial, deixando para trás nomes como Will Stevens e Alexander Rossi. A rotação de pilotos neste lugar ao longo da temporada chegou a ser equacionada pela equipa britânica, mas foi descartada numa última instância.

O anúncio da Manor Racing confirma a entrada da Indonésia no seio da Fórmula 1, por intermédio do jovem Rio Haryanto, de apenas 23 anos. O primeiro piloto daquele país a competir na Fórmula 1 conta com 3 triunfos na GP2 nas últimas 4 temporadas e um 4º lugar como melhor resultado neste campeonato. A Manor Racing não é totalmente desconhecida para o piloto indonésio: em 2010, pilotou para a equipa britânica na GP3 Series.

No final da temporada de 2010, Haryanto testou pela primeira vez um Virgin F1 e em 2012 voltou a sentar-se num Fórmula 1, desta feita da Marussia, num teste de jovens pilotos em Silverstone. Com o anúncio da contratação de Rio Haryanto, o line-up das equipas para a próxima temporada da Fórmula 1 ficou completo.