Team PRMiniracing com fim de semana agridoce
Teve lugar no passado fim-de-semana em Mondim de Basto a 6ª prova do Campeonato Nacional de Montanha. O sol e muito calor brindou o extenso e rapidíssimo traçado, proporcionando excelentes condições para os quase 40 pilotos participantes e para o muito público presente, alguns dos quais espanhóis, que aproveitaram a proximidade da fronteira para se deslocarem a Mondim.
Tal como referido anteriormente, este traçado tem condições de excelência para a prática desta modalidade, com fantásticas condições de segurança, traçado desafiante, parque de assistência de excelência com parque de merendas para as equipas confraternizarem, etc. Em boa hora o CAMI – Clube Aventura do Minho – em parceria com a Câmara local reeditaram este traçado, ainda com possibilidade de melhorar alguns pormenores organizacionais em edições futuras, este traçado – “Rampódromo” – como apelidado por Paulo Ramalho, foi e será certamente uma prova de sucesso para se manter no Calendário da Montanha no futuro.
O Team PRMiniracing que fez alinhar os irmãos Rui e Paulo Ramalho ao volante dos seus respectivos protótipos, teve um fim-de-semana agridoce, dado que Paulo Ramalho teve logo na 2ª subida de treinos de sábado problemas de motor no seu Juno CN09, que lhe impossibilitaram de terminar esta prova que tanto do seu agrado era.
Rui Ramalho participou neste traçado pela 1ª vez e como tal este era o seu principal handicap face aos seus adversários que no passado já tinham participado neste traçado, um dos quais seu irmão Paulo. Contudo, desde a 1ª subida de treinos o piloto mais jovem da PRMiniracing demonstrou uma vez mais uma fantástica adaptação a um traçado novo, estudando afincadamente subida a subida os seus vídeos e melhorando em todas as tentativas os seus tempos. A sua equipa uma vez mais realizou um trabalho fantástico na preparação do Osella PA21 S EVO, apostando numa excelente combinação de relações de caixa de velocidades, fazendo com que o Osella estivesse bastante forte quer nas zonas mais encadeadas, quer na zona rápida do traçado onde chegou atingir 220 Km/h, comprovando bem as exigências e a espectacularidade deste traçado.
Com um andamento forte e a confiança crescente subida após subida, permitiu a Rui Ramalho terminar esta prova num fantástico 2º lugar, fazendo-o ascender à 2ª posição do campeonato com troca de posições com o seu irmão Paulo. De referir que para as contas finais da classificação do campeonato, contarão apenas os 7 melhores resultados de 8 possíveis. Tendo em conta que os 3 primeiros classificados do campeonato já excluíram 1 prova e que ainda estão 52 pontos em jogo até ao final da época, tudo ainda é possível matematicamente quando ainda faltam realizar 2 provas (Murça e Boticas) que terão lugar após este interregno para umas merecidas férias.
Paulo Ramalho tinha como perspectiva para esta prova discutir uma vez mais um dos lugares do pódio e logo na 1ª subida de treinos de sábado o piloto do Porto apontava nessa direcção, ao realizar o 3º tempo, secundando e bem o seu irmão Rui. Infelizmente um problema grave no motor do seu Juno CN09 na 2ª subida de treinos obrigou-o ao abandono prematuro nesta prova, num traçado que tanto lhe agrada e que se adequava perfeitamente às características do seu carro. Em termos de pontuação para o campeonato este resultado nulo será para já o resultado que Paulo Ramalho excluirá das suas contas, dada a obrigatoriedade de excluir 1 de 8 possíveis resultados, o que significa que por enquanto Paulo Ramalho encontra-se no 3º lugar do campeonato, dando seguimento ao seu objectivo inicial para a presente temporada.
Este imponderável possibilitou a Paulo Ramalho dar maior apoio e atenção às tarefas dos elementos técnicos da sua equipa na assistência ao seu irmão Rui, bem como ajudar o seu irmão na interpretação dos seus vídeos e traçado, se bem que a sensação de não “acompanhar” o irmão em cada uma das restantes subidas, causou-lhe maior “stress” do que se estivesse propriamente a participar. É caso para dizer que “irmão mais velho sofre”…
A sua equipa já se encontra afincadamente a reparar os danos no motor do Juno, de modo a que o piloto possa apresentar-se em Murça a 10 de Setembro com as condições necessárias para voltar a discutir as primeiras posições. Paulo Ramalho aproveitou ainda para endereçar a todos os patrocinadores, elementos da equipa e apoiantes votos de boas férias e merecido descanso.