Triunfo suado para a Porsche no México
6 Setembro 2016 - José Soares da Costa

As 6 Horas do México foram palco de mais uma vitória da Porsche, tendo a chuva sido preponderante no desenrolar dos acontecimentos. Se a Audi foi dominante na fase inicial da prova, a Porsche destacou-se após os desaires sofridos pelas equipas dos dois R18 e-tron quattro. A “jogar em casa”, Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa levaram a equipa mexicana RGR Sport by Monrad ao lugar mais alto entre os LMP2.

A Audi partiu em vantagem para as 6 Horas do México, ao alcançar a pole position no Autódromo Hermanos Rodriguez. Os R18 e-tron quattro lideraram inicialmente e demonstravam um ritmo capaz de os levar à vitória, mas seriam os pilotos a deitar todo este esforço por terra. Se um raro erro de André Lotterer colocou o R18 nº7 fora de pista, Oliver Jarvis teve um problema de travões que o colocou fora da rota do pódio.

Quem aproveitou foi a Porsche, cujo 919 Hybrid nº1 ficou com o caminho livre para o triunfo no México. Nem a atribuição de um “drive through” (por ter pisado a linha que delimita a entrada das boxes) e os dois períodos de chuva intermitente impediram a vitória dos campeões em título, Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard. André Lotterer e Marcel Fässler recuperaram até à 2ª posição e o Toyota TS050 nº6 de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi fechou as contas do pódio.

Na classe LMP2, Filipe Albuquerque, Ricardo González e Bruno Senna levou o Ligier JSP2 da equipa mexicana RGR Sport by Morand ao lugar mais alto do pódio na “sua” prova. A tripla beneficiou dos problemas de travões do ORECA da G-Drive, pilotado então por René Rast. Na 2ª posição e a apenas 2 segundos do vencedor terminou o Signatech Alpine nº36. O ritmo endiabrado de Nicolas Lapierre não foi suficiente para bater a tripla da equipa mexicana e conquistar o triunfo. Na 3ª posição desta categoria terminou o Ligier JSP2 nº31 da Tequila Patron ESM.

Nos GTE-Pro, Richie Stanaway e Darren Turner colocaram a Aston Martin Vantage nº97 na 1ª posição, batendo o Ferrari 488 nº51 de Gianmaria Bruni e James Calado e o Aston Martin Vantage nº95 de Nicki Thiim e Marco Sorensen. Entre os GTE-Am, a Porsche conquistou o triunfo pelo intermédio de Khaled Al Qubaisi, David Heinemeier Hansson e Patrick Long. Entre os portugueses, Rui Águas terminou na 2ª posição e Pedro Lamy foi o 5º classificado.