Volkswagen triunfa em dia de despedida
O Rali da Austrália marcou o fim de uma era no Campeonato de Mundo de Ralis. A Volkswagen, marca que dominou a modalidade desde a sua entrada em 2013, despediu-se com uma vitória alcançada pelo norueguês Andreas Mikkelsen. O piloto norueguês não teve vida fácil na prova australiana, tendo que lutar pelo triunfo com o seu colega de equipa Sébastien Ogier. Thierry Neuville colocou a Hyundai no degrau mais baixo do pódio.
Aproveitando o facto de ser o terceiro piloto na estrada, Andreas Mikkelsen mostrou-se disposto a lutar pela vitória desde o arranque da prova australiana. No entanto, Hayden Paddon demonstrava ser um forte oponente, colocando o Hyundai i20 WRC na liderança após a 2ª classificativa. Mas seria uma escolha errada de pneus macios por parte do piloto neo-zelandês a ditar a perda de tempo e por consequência, a perda da liderança.
Enquanto isso, Sébastien Ogier e Thierry Neuville recuperaram terreno ao longo do dia, logrando ultrapassar Paddon e terminar o dia na 2ª e 3ª posição respectivamente. Se o Campeão do Mundo teve a dura tarefa de abrir as classificativas, o piloto oficial da Hyundai viu a sua vida mais facilitada ao partir da 2ª posição. Já Jari-Matti Latvala foi a desilusão do dia, dando um toque durante a 1ª classificativa que partiu a suspensão do VW Polo R WRC.
No 2º dia de prova, Andres Mikkelsen manteve o bom ritmo durante as classificativas da manhã, mas seria o seu desempenho durante a tarde a deixá-lo em apuros para o último dia de prova. Problemas com o pedal travão e as escolhas de pneus fizeram com que o piloto norueguês terminasse o dia a apenas 2 segundos de distância do seu colega de equipa Sébastien Ogier. Atrás dos dois pilotos da Volkswagen rodava Hayden Paddon, que chegou a ocupar a 2ª posição mas viu-se batido por Sébastien Ogier, terminando o dia a 12 segundos da liderança.
Na derradeira etapa da temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Ralis, Andreas Mikkelsen confirmou a inesperada vitória após um pião de Sébastien Ogier, que o fez perder cerca de 20 segundos. Embora tenha atacado até ao final da prova, o Campeão do Mundo teve que se contentar com a 2ª posição, a 14.9 segundos de distância de Mikkelsen.
Quanto à terceira posição, Hayden Paddon acabaria por ser batido pelo seu companheiro de equipa Thierry Neuville, o qual viria a terminar a prova a cerca de 1m12 segundos do vencedor. O melhor representante da M-Sport foi Mads Ostberg, na 6ª posição. Esapekka Lappi foi o vencedor entre os WRC2, fechando o ano com chave de ouro.