Alfa Romeo de regresso à Fórmula 1
29 Novembro 2017 - José Soares da Costa

Alfa Romeo Sauber F1

A Alfa Romeo está oficialmente de regresso ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1, através de um acordo entre a Scuderia Ferrari e a Sauber F1 Team. A equipa suíça contará com a cooperação da marca transalpina ao nível estratégico, comercial e tecnológico, bem como na troca de know-how técnico. Em 2018, a equipa passará a denominar-se Alfa Romeo Sauber F1 Team. Será o regresso da marca de Milão ao “Grande Circo” após 32 anos de ausência.

Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat Chrysler Automobiles, não escondia o desejo de voltar a recolocar a Alfa Romeo nos grandes palcos desportivos internacionais. Segundo ele, esta parceria representa o culminar de um longo processo de reestruturação e projecção da marca Alfa Romeo a nível internacional. Sendo um dos construtores que marcou a história do desporto automóvel e em particular, a Fórmula 1, este regresso da Alfa Romeo atrairá por certo novos adeptos (e potenciais clientes) e motivará o seu interesse no vasto palmarés desportivo da marca italiana.

Com este acordo, para além de reforçar a sua parceria com a Ferrari, a Sauber assume agora o papel de equipa satélite do construtor transalpino. Quanto aos pilotos que estarão ao volante dos monolugares da Alfa Romeo, Charles Leclerc será por certo uma das escolhas óbvias, fruto da sua ligação à academia de jovens pilotos da Ferrari. O campeão de Fórmula 2 poderá ter a seu lado uma de duas hipóteses: Marcus Ericsson, actual piloto da Sauber ou Antonio Giovinazzi, outro piloto júnior da Ferrari.