Chilton e Bjork repartem vitórias em Monza
A visita do WTCC a Monza ficou marcada por muita animação em pista e constantes lutas entre as várias marcas. Tom Chilton e Thed Bjork repartiram as vitórias nas duas provas disputadas ao longo do fim de semana. Quanto a Tiago Monteiro, numa jornada onde se esperava que os Honda Civic tivessem em desvantagem, o piloto português conquistou dois pódios e reforçou a sua liderança no Campeonato de Pilotos.
A primeira corrida do fim de semana do WTCC ficou marcada pela constante troca de posições ao longo de todo o pelotão. Partindo da pole position, Tom Coronel ficou parado no arranque, entregando a 1ª posição a Mehdi Bennani. Atrás do piloto marroquino seguia outro Citroen C-Elysée, de Tom Chilto, perseguido pelo melhor representante da Honda, Norbert Michelisz.
Se Michelisz ultrapassou Chilton pouco tempo depois, a sua corrida viria a terminar ao fim de uma volta: um toque entre o Honda do piloto polaco e o Citroen de Bennani na Parabólica ditou o abandono de ambos. Nestor Girolami também não teve a sorte do seu lado, vendo a suspensão do Volvo ceder numa altura em que poderia beneficiar dos azares alheios e ascender à liderança.
Desta forma, Tom Chilton subiu à liderança, com Esteban Guerrieri e Robert Huff nas posições seguintes. Huff viria a ascender à 2ª posição, lugar no qual terminaria a prova. O argentino Guerrieri viria ainda a perder a 3ª posição para o português Tiago Monteiro, o qual seria o melhor piloto da Honda nesta primeira prova do fim de semana.
Na segunda corrida deste fim de semana, Thed Bjrok partiu da pole position mas viu-se surpreendido pelo Honda de Tiago Monteiro. O piloto português efectuou um arranque exemplar, saltando para a liderança da prova. No entanto, o piloto do Volvo viria a recuperar a liderança ainda durante a 1ª volta. Enquanto isso, Robert Huff ocupava a 3ª posição e era uma ameaça para o Honda do piloto português.
Pressionando Tiago Monteiro com vista à obtenção da 3ª posição, Robert Huff não teria no entanto qualquer sucesso. As posições do pódio não sofreriam alterações até ao final da prova, confirmando-se a vitória de Thed Bjork. Mesmo com o triunfo da Volvo em Monza, Tiago Monteiro saiu de Itália com a sua liderança reforçada no Campeonato de Pilotos. Numa pista onde os Honda encontravam-se em desvantagem no capítulo aerodinâmico, o piloto português alcançou dois pódios inesperados.