FIA descarta Polo WRC do Mundial de Ralis
Num comunicado de imprensa revelado esta terça feira, a Federação Internacional do Automóvel anunciou que os Volkswagen Polo R WRC, versão 2017, não poderão competir no Campeonato do Mundo de Ralis. Sem uma alternativa viável para a sua utilização, as viaturas germânicas vêm-se remetidas para o museu da Volkswagen Motorsport sem que tivessem chegado a competir.
Passada a data limite de 1 de Janeiro, estabelecida pela FIA para a homologação dos novos WRC versão 2017, a Volkswagen Motorsport depositava as suas esperanças na disponibilização da nova geração do Polo R WRC a equipas privadas. Para tal, esta intenção teria que acolher a aprovação dos restantes construtores para que uma homologação extraordinária pudesse ser viabilizada.
Sem que tivesse havido um consenso na reunião realizada durante o Rali de Monte Carlo, a FIA e a Volkswagen prosseguiram com as conversações relativamente à homologação do Polo R WRC 2017. No entanto, a FIA optou por não autorização a homologação da viatura germânica, fechando definitivamente a porta à sua participação no Campeonato do Mundo de Ralis.
Andreas Mikkelsen, principal interessado na viabilização deste projecto, vê-se agora numa situação complicada relativamente ao seu futuro imediato. Quanto ao Volkswagen Polo R WRC, poderá este ser reutilizado dentro do Grupo Volkswagen para um hipotético regresso aos ralis? Ou será adaptado a novos palcos como o Rallycross? Só o futuro dirá…