Fórmula 1 de regresso a Portugal?
7 Junho 2017 - José Soares da Costa

A Fórmula 1 poderá estar de regresso a Portugal, segundo as últimas notícias avançadas pelo site internacional “Motorsport”. De acordo com esta publicação, a Parkalgar terá encetado conversações com a Liberty Media com vista à realização de um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal. Para este regresso do “Grande Circo” a solo nacional, o palco escolhido para o efeito seria o Autódromo Internacional do Algarve.

Se em Maio passado, a publicação nacional “AutoHoje” já havia avançado com um potencial regresso da Fórmula 1 a Portugal, a notícia avançada pelo site “Motorsport” confirmou a existência de conversações entre os proprietários do AIA e a Liberty Media, actual promotora da Fórmula 1. Sendo considerada um dos melhores circuitos a nível mundial, com todos os requisitos necessários para acolher os mais importantes campeonatos internacionais, o AIA foi palco de testes da Fórmula 1 em 2008 e 2009.

Numa altura em que o calendário de 2018 já se encontra fechado com 21 provas, o regresso do Grande Prémio de Portugal seria apenas concretizado em 2019, no melhor dos cenários. Com a Liberty Media disposta a alargar o calendário para um número substancialmente superior a 21 provas, o regresso dos mercados tradicionais da Fórmula 1 é visto com bons olhos pelo novo promotor da F1. A motivação para este contacto inicial partiu do Executivo de António Costa, que já havia sido desafiado por Isilda Gomes, autarca de Portimão, a assumir o desafio de colocar Portugal novamente na rota da Fórmula 1.

Ainda de acordo com o publicação “Motorsport”, o Governo português estaria disposto a financiar parte da verba necessária para garantir o regresso do “Grande Circo” a solo nacional, desde que as verbas envolvidas sejam ajustadas e adequadas à actual realidade nacional.