Ginetta anuncia projecto LMP1 para 2018
4 Janeiro 2017 - José Soares da Costa

Ginetta LMP1

O pequeno construtor britânico Ginetta anunciou a construção de um chassis LMP1 para a temporada de 2018 do Campeonato do Mundo de Endurance. Assumindo o desafio dos novos regulamentos, introduzidos pelo Automobile Club de l´Ouest a partir da temporada de 2017 e que se focam no desenvolvimento da categoria LMP1, a Ginetta irá dar um passo em frente na sua oferta de chassis para equipas privadas, que já contempla as categorias LMP2 e LMP3.

Gozando de uma boa relação com o ACO, organismo com o qual delineou e desenvolveu o primeiro chassis para a categoria LMP3, a Ginetta irá aumentar a sua oferta comercial para pilotos e equipas privadas. Após uma tentativa falhada para ocupar um dos quatro lugares disponibilizados para construtores de chassis LMP2 no Campeonato do Mundo de Endurance, o construtor britânico focou-se no desenvolvimento do modelo G57 lançado durante a anterior temporada. Partindo do sucesso obtido com os chassis LMP3 e G57, a Ginetta ruma agora à categoria LMP1 com um novo chassis que será disponibilizado a clientes durante a temporada de 2018.

A fixação das regras para a categoria LMP1 durante um período de 5 anos e um regulamento que incentiva o desenvolvimento de protótipos com soluções inovadoras foram os principais motivos para esta aposta da Ginetta. O desenho do novo LMP1 partirá de uma folha em branco e contará com a experiência de Adrian Reynard e Paolo Catone, nomes sonantes na Endurance que estarão directamente envolvidos no desenvolvimento do novo Ginetta. De destacar ainda que não haverá um programa oficial LMP1 para o Campeonato do Mundo de Endurance, sendo o novo chassis destinado unicamente à utilização de equipas privadas.