Hamilton a um pequeno passo do título!
Com mais um desaire de Sebastian Vettel e da Ferrari, Lewis Hamilton caminha a passos largos rumo ao 4º título mundial de Pilotos. Um problema de motor ditou o abandono do piloto alemão da Ferrari, resultando num triunfo fácil de Lewis Hamilton no Grande Prémio do Japão. 59 pontos separam agora os dois pilotos e Hamilton necessita apenas de vencer em Austin para carimbar o título. A Red Bull voltou a estar em destaque, colocando Max Verstappen e Daniel Ricciardo na 2ª e 3ª posição respectivamente.
Partindo novamente da pole position, Lewis Hamilton tinha a seu lado o seu principal rival na luta pelo título mundial: Sebastian Vettel. Mas os alarmes soaram nas hostes da Ferrari ainda durante a formação da grelha de partida: o motor italiano apresentava problemas aparentemente relacionados com uma das velas. No entanto, a partida do Grande Prémio do Japão demonstrou que a situação não havia sido completamente resolvida pelos engenheiros da marca transalpina. Com perda de potência no motor, Vettel desceu diversas posições ao longo das primeiras voltas, sendo obrigado a abandonar a prova japonesa. Um rude golpe nas suas aspirações ao título mundial.
A entrada do Safety Car devido ao despiste de Carlos Sainz Jr. não motivou qualquer alteração nas posições da frente. Lewis Hamilton rodava na frente da prova, sem oposição, gerindo desta forma a sua vantagem ao longo das 53 voltas que compunham o Grande Prémio do Japão. Nem mesmo uma vibração no motor V6 germânico durante as últimas voltas foi suficiente para destronar Hamilton da primeira posição, mesmo se Max Verstappen aproximou-se perigosamente do piloto britânico. A Red Bull voltou a demonstrar o seu bom momento de forma, por intermédio da terceira posição conquistada por Daniel Ricciardo. Já Valtteri Bottas foi o 4º classificado, não tendo argumentos suficientes para contrariar o bom desempenho do piloto australiano.
O finlandês Kimi Raikkonen, único representante da Ferrari que logrou terminar a prova nipónica, conquistou um distante 5º lugar, imediatamente à frente dos Force India de Esteban Ocon e Sérgio Pérez. Kevin Magnussen, Romain Grosjean e Felipe Massa encerraram o lote de posições pontuáveis deste Grande Prémio do Japão.