Hamilton conquista tetra no GP do México
2 Novembro 2017 - José Soares da Costa

Max Verstappen

Se as apostas colocavam Sebastian Vettel na rota dos triunfos, foi Max Verstappen quem contrariou as expectativas e somou mais um triunfo na sua curta carreira na Fórmula 1. Lewis Hamilton também não teve vida fácil no Grande Prémio do México: um toque no arranque danificou o seu Mercedes e atirou-o para a cauda do pelotão. No entanto, a recuperação até à 9ª posição permitiu-lhe alcançar o tetra campeonato, feito esse que o coloca a par de Alain Prost, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Juan Manuel Fangio.

Arrancando da pole position para o Grande Prémio do México, Sebastian Vettel efectuou um arranque exemplar, mas viu-se surpreendido pelo jovem Max Verstappen. Durante a disputa pela liderança na primeira curva, os dois pilotos chegaram tocar-se e seria Verstappen quem assumiria a liderança da prova. Vettel viria ainda a tocar no pneu traseiro direito de Lewis Hamilton, do qual resultaria um furo. Com esta multiplicidade de toques, Vettel e Hamilton viram-se obrigados a rumar às boxes para troca de pneus e reparação dos monolugares, descendendo até ao fundo da classificação geral.

Na frente da corrida encontrava-se Max Verstappen, o qual nunca teve qualquer oposição ao longo do Grande Prémio e geriu da melhor forma a sua vantagem, rumo a uma vitória tranquila. O finlandês Valtteri Bottas foi o 2º classificado, imediatamente à frente de Kimi Raikkonen, o melhor representante da Ferrari. O piloto finlandês da escuderia transalpina viu-se envolvido numa disputa pelo pódio com Esteban Ocon, o qual viria a ultrapassar após as paragens nas boxes. Com o pódio definido, todos os olhares estavam centrados nas recuperações protagonizadas por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Se o piloto alemão foi incisivo nas ultrapassagens e logrou terminar na 4ª posição, atrás do seu colega de equipa, o piloto britânico teve a tarefa mais dificultada: a 9ª posição foi o melhor resultado possível dentro destas circunstâncias. No entanto, um vez que Vettel não conseguiu vencer ou terminar na 2ª posição, os dois pontos alcançados por Hamilton foram suficientes para carimbar o tetra campeonato. Um feito assinalável, celebrado entusiasticamente pelo piloto britânico durante a sua caminhada rumo ao pitlane. Relativamente aos restantes pilotos que completaram o Top-10 no México, Esteban Ocon terminou na 5ª posição e bateu o seu colega de equipa Sérgio Pérez, que não foi além do 7º lugar. Lance Stroll terminou na 6ª posição, enquanto Kevin Magnussen e Fernando Alonso ocuparam a 8ª e 10ª posição respectivamente. Destaque ainda para a animada disputa pelo 9º lugar entre Hamilton e Alonso, que colocou as hostes mexicanas ao rubro.