Latvala leva Toyota ao triunfo na Suécia
Na 2ª prova após o regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis, a Toyota conquistou a vitória por intermédio de Jari-Matti Latvala. Embora Thierry Neuville tivesse sido o piloto mais rápido ao longo do Rali da Suécia, um toque ditou o seu abandono. A M-Sport manteve a boa forma demonstrada em Monte Carlo, colocando Ott Tanak e Sébastien Ogier nas restantes posições do pódio.
Após um Rali de Monte Carlo bastante animado, as perspectivas para o Rali da Suécia eram animadoras. O arranque da prova sueca demonstrou isso mesmo, com Jari-Matti Latvala e a Toyota a liderarem após a primeira Super Especial. A 1ª etapa seria ainda marcada por uma interessante luta entre Latvala e o Hyundai i20 WRC de Thierry Neuville.
Se o piloto belga entrou ao ataque durante as classificativas e ascendeu ao topo da classificação geral, um toque deste viria a recolocar Latvala e a Toyota no lugar mais alto da tabela classificativa. Na secção da tarde, Neuville voltou a atacar e com isso recuperou a liderança, posição em que terminaria a 1ª etapa. A diferença entre o piloto belga e Jari-Matti Latvala situava-se nos 28.1 segundos. A completar o pódio encontrava-se Ott Tanak, cuja luta particular com Kris Meeke foi outro dos motivos de interesse desta 1ª etapa.
Na 2ª etapa do Rali da Suécia, Thierry Neuville imprimiu um ritmo forte que o manteve na liderança durante a maioria das classificativas. No entanto, tudo seria alterado de forma súbita na derradeira classificativa do dia, a Super Especial de Karlstad. Sem nada a ganhar e tudo a perder, Neuville deu um toque numa das barreiras de protecção e danificou a direcção do Hyundai i20 WRC, sendo obrigado a abandonar.
Com este abandono de Neuville, Jari-Matti Latvala foi promovido à liderança do Rali da Suécia com 3.8 segundos de vantagem sobre Ott Tanak. Já Sébastien Ogier ocupava a derradeira posição do pódio, a 16.6 segundos do líder, não demonstrando no entanto o ritmo necessário para lutar pela vitória.
Se todos esperavam uma 3ª etapa discutida no “fio da navalha”, Jari-Matti Latvala contrariou essas mesmas expectativas. Atacando desde a 1ª classificativa do dia, o piloto da Toyota foi dilatando paulatinamente a distância relativamente aos demais pilotos. A vitória na Power Stage foi o culminar de uma prova de sonho para Latvala, na qual regressou aos triunfos e deu à Toyota a primeira vitória desde o Rali da China de 1999.
Ott Tanak não teve o ritmo necessário para discutir o triunfo, queixando-se ainda do comportamento do Ford Fiesta WRC. Quanto a Sébastien Ogier, fez um pião e perdeu qualquer hipótese de somar o seu 2º triunfo na temporada de 2017. No entanto, a M-Sport sai da Suécia com motivos para sorrir, liderando entre no Campeonato de Construtores. Já no Campeonato de Pilotos, Jari-Matti Latvala lidera com 4 pontos de vantagem sobre Sébastien Ogier.
Relativamente às restantes equipas, Dani Sordo foi o melhor representante da Hyundai na 4ª posição, enquanto Craig Breen colocou o Citroen C3 WRC na 5ª posição. Relativamente à equipa francesa, os alarmes soaram após os maus resultados de Monte Carlo e Suécia: o menor andamento de Craig Breen e o despiste de Kris Meeke foram motivados por um comportamento errático do C3 WRC, que necessitará de trabalho aprofundado para estar ao nível dos seus rivais. No que concerne a categoria WRC2, Pontus Tidemand somou mais um triunfo para as equipa oficial da Skoda.