M-Sport e Ogier confirmam títulos em Gales
2 Novembro 2017 - José Soares da Costa

Elfyn Evans

A edição de 2017 do Rali de Gales ficará marcada por um feito único na história do desporto automóvel britânico: a M-Sport e Sébastien Ogier conquistaram os títulos mundiais de Construtores e Pilotos. Num evento histórico, Elfyn Evans conquistou o seu primeiro triunfo ao volante do Ford Fiesta da DMack WRT. Thierry Neuville tentou adiar as contas do título para o Rali da Austrália, mas o 3º lugar alcançado por Sébastien Ogier foi suficiente para que o francês alcançasse o penta campeonato, o mais suado da sua carreira desportiva.

O Rali de Gales iniciou-se com a passagem pela super-especial de Cholmondeley Castle, disputada na quinta feira, onde Sébastien Ogier foi o piloto mais rápido, batendo Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville. Nos troços matinais do dia seguinte, Elfyn Evans destacou-se ao somar duas vitórias nas classificativas mais longas e ascender à liderança da prova britânica. Atrás de si encontrava-se Ott Tanak e um surpreendente Kris Meeke, cuja falta de testes em solo britânico foi compensada pelas boas escolhas ao nível do set-up. As restantes classificativas que compunham a 1ª etapa não trouxeram diferenças na frente, tendo os pneus DMack sido a escolha mais acertada para os pisos escorregadios. Tanak terminou o dia com 24.6 segundos de vantagem sobre Ott Tanak, enquanto Sébastien Ogier ascendeu ao 3º lugar, a 2.2 segundos do seu colega de equipa estónio.

Durante a 2ª etapa do Rali de Gales, Elfyn Evans voltou a dilatar a sua vantagem relativamente aos seus adversários directos. No entanto, atrás do piloto britânico encontrava-se agora o “ponta de lança” da Hyundai, Thierry Neuville. Já no seio da M-Sport, Ott Tanak e Sébastien Ogier focavam-se nas contas dos campeonatos de Construtores e Pilotos, diminuindo o seu ritmo de prova e precavendo-se contra qualquer percalço. Desta forma, Tanak e Ogier desceram para a 3ª e 4ª posição respectivamente, já a mais de 1 minuto de distância do líder da prova.  Na posição seguinte encontrava-se o melhor Citroen, entregue a Andreas Mikkelsen. No campo da Toyota, o finlandês Jari-Matti Latvala era o melhor representante da marca nipónica, na 6ª posição.

A última etapa do Rali de Gales trouxe poucas alterações na classificação geral, tendo Elfyn Evans batido Thierry Neuville e alcançado o seu primeiro triunfo no Campeonato do Mundo de Ralis. No entanto, o dia ficou marcado pela conquista dos títulos mundiais de Construtores e Pilotos por parte da M-Sport e Sébastien Ogier respectivamente. O piloto francês conquistou o seu penta campeonato após a ascenção à 3ª posição no último dia de prova, culminando uma época onde não teve um Ford Fiesta WRC desenvolvido à sua imagem, mas onde beneficiou da fiabilidade e desempenho do mesmo, lutou como nenhum outro piloto no Mundial de Ralis e beneficiou de alguma sorte à mistura. É também a primeira vez desde 1981 que um piloto conquista um título de Pilotos ao volante de um Ford. Para a M-Sport, é o seu primeiro título de Construtores desde 2006, temporada onde a formação de Malcolm Wilson ainda contava com o apoio oficial do construtor norte-americano.