Porsche surpreende no caos em Le Mans!
22 Junho 2017 - José Soares da Costa

Se a Toyota partia como favorita para as 24 Horas de Le Mans, foi a Porsche a sagrar-se vencedora numa das edições mais surpreendentes de sempre da clássica prova francesa. Fruto dos problemas técnicos da mais variada ordem que afectaram todos os LMP1 híbridos, os LMP2 chegaram a comandar em Le Mans. Mas uma fascinante recuperação do 919 Hybrid nº2, desde a última posição da tabela classificativa, deu origem a uma das vitórias mais inesperadas da Porsche em Le Mans.

Partindo da pole position, o Toyota TS050 nº7 deu o mote para um arranque das 24 Horas de Le Mans discutido ao segundo. Atrás de si, os dois Porsche 919 Hybrid e os restantes TS050 rodavam no limite, tendo a marca germânica alcançado a 2ª posição ainda durante a fase inicial da prova. Mas seriam os Sport Protótipos germânicos a enfrentarem os primeiros problemas técnicos entre os LMP1: o 919 Hybrid nº2 viria a perder uma hora na boxe para troca do eixo dianteiro, após problemas técnicos com o sistema híbrido.

No campo da Toyota, problemas técnicos também afectaram o desenrolar da prova do TS050 nº8. Padecendo de problemas com o sistema híbrido instalado no eixo dianteiro, o Sport Protótipo nipónico foi forçado a uma paragem de duas horas nas boxes para reparações não planeadas. No entanto, a Toyota permanecia na frente da corrida com o TS050 nº7. Só que o cair da noite trouxe também diversos problemas para os restantes Sport Protótipos nipónicos que se encontravam na luta pela vitória.

O TS050 nº7, que liderava a prova e parecia imune a qualquer problema de fiabilidade, acabaria por abandonar devido a problemas na embraiagem. Embora Kamui Kobayashi tenha tentado chegar até às boxes, tal tarefa tornou-se impossível e ditou o seu abandono prematuro. Pouco tempo depois, seria o TS050 nº9 a enfrentar problemas: um toque de Nicolas Lapierre num LMP2 na abordagem à 1ª curva resultou num furo do pneu traseiro esquerdo, causando inúmeros danos na carroçaria. Um pequeno principio de incêndio agravou ainda mais os danos sofridos, ditando o seu abandono após as curvas Porsche.

Se os Toyota lideravam em velocidade pura, a Porsche apostava na fiabilidade para vencer em Le Mans. E com os problemas enfrentados pela Toyota, o 919 Hybrid nº1 encontrava-se agora na liderança da prova, sem qualquer rival à vista. Rodando abaixo do seu potencial, a Porsche entrava agora em modo de gestão, limitando-se a levar o seu Sport Protótipo até ao final das 24 Horas de Le Mans. Mas um problema mecânico a meio da manhã viria a alterar novamente a tabela classificativa.

Sofrendo de falta de pressão de óleo no motor V4 de 2 litros, o Porsche 919 Hybrid nº1 acabaria por abandonar, deixando a liderança entregue aos LMP2. Se o Rebellion Vaillante nº31 chegou a passar pelo lugar mais alto do pódio, seria o Oreca Gibson da Jackie Chan DC Racing (entregue a Oliver Jarvis, Thomas Laurent e Ho Pin Tung) a ocupar definitivamente a 1ª posição.

Nesta fase da prova e após uma exaustiva recuperação, o Porsche 919 Hybrid nº2 (entregue a Timo Bernhard, Brendon Hartley e Nick Tandy) encontrava-se a 4 voltas da liderança da prova. A ordem vinda das boxes da equipa germânica era simples: alcançar a liderança até ao final da prova. Rodando no limite, o único 919 Hybrid ainda em contenção recuperava 10 segundos por volta ao líder da prova. A cerca de uma hora do final, a Porsche consumava a ultrapassagem ao Oreca da Jackie Chan DC Racing e recuperava a liderança, rumo a um “hat-trick” e à sua 19ª vitória em Le Mans.

As posições não sofreriam alterações até ao final da prova: Jackie Chan e a sua equipa alcançaram um inédito pódio à geral, batendo o Oreca Gibson nº13 da Rebellion Vaillante. Mas a Rebellion viria a ser excluído devido a alterações irregulares efectuadas na carroçaria do seu LMP2. Com esta exclusão, a Jackie Chan DC Racing viu o seu Oreca Gibson nº37 subir uma posição, conquistando desta forma uma dobradinha entre os LMP2. Filipe Albuquerque também saiu beneficiado com esta situação, ascendendo à 5ª posição da classificação geral, sendo 4º entre os LMP2.

Relativamente aos GTs, a categoria GTE Pro foi palco de um emocionante duelo que durou até à última volta das 24 Horas de Le Mans. A disputa entre a Corvette Racing e a Aston Martin acabaria por ser decidida por um erro de Jordan Taylor e consequente furo, entregando a liderança ao V8 Vantage de Jonathan Adam. O piloto do Corvette nº63 viria a perder a 2ª posição para o Ford GT nº67, terminando desta forma no degrau mais baixo do pódio. Quanto aos GTE-Am, a JMW Motorsport colocou o seu Ferrari 488 GTE na 1ª posição, batendo viaturas idênticas da Spirit of Race e Scuderia Corsa. Pedro Lamy foi o 8º classificado da classe, vendo-se prejudicado por um furo e consequentes danos no Aston Martin V8 Vantage.