Rally de Portugal com retorno de 129 milhões
Um estudo de impacto económico do Vodafone Rally de Portugal revelou um retorno total de 129,3 milhões de euros no ano passado. Mas esta é apenas uma pequena parcela do contributo global que a competição tem dado desde 2007 para a economia nacional: 898,9 milhões de euros. A edição de 2016 do Vodafone Rally de Portugal gerou um total de 129,3 milhões de euros de retorno para a economia nacional.
Mais de metade desse valor foi despesa directa total na economia do turismo no Norte de Portugal assegurada por adeptos e equipas: 67,6 milhões de euros, representando mais 2,4 milhões de euros face à edição anterior. As centenas de milhares de turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à Região Norte tendo como principal motivação a assistência ao Rally de Portugal, geraram um fluxo turístico inigualável e cuja visita revela índices de satisfação elevados: 8 em cada 10 adeptos classifica o destino como bom ou muito bom. Um em cada dois adeptos melhorou a imagem positiva que tinha da região após a visita motivada pelo Rally.
Nos quatro dias da prova, os adeptos permaneceram em média 3,2 noites e 24,6% prolongaram a sua estada além das três noites. Nota significativa para os adeptos franceses, que permaneceram em média 4,7 noites na região. Num valor próximo de 1 milhão de assistências, e face ao volume e tipologia de gastos dos adeptos, com destaque para os sectores da alimentação e bebidas, transportes internos e alojamento, é possível estimar que residentes e turistas com despesas afectas ao Vodafone Rally de Portugal 2016 proporcionaram ao Estado Português uma receita fiscal bruta de superior a 24 milhões de euros (IVA e ISP), representando 34,4% de impostos face à despesa directa total (reinvestimento).
A nível local, os 13 municípios envolvidos na organização garantiram no conjunto um impacto agregado na ordem dos 49,2 milhões de euros (72,8% do impacto económico direto total do Rally). Cada um dos municípios terá assegurado um retorno económico directo que oscila entre os 413 mil e os 10,1 milhões de euros, com a inerente variabilidade pela dimensão relativa de cada município e grau de envolvimento com o Rally. Os efeitos económicos são também extensíveis aos demais municípios da Região Norte, os quais garantiram 18,4 milhões de euros de impacto direto (27,2% do total), numa evidente demonstração da importância e ganhos proporcionados pelo Rally na região Norte como um todo.
O retorno económico da prova através dos Media – impacto indirecto – segundo o critério de valor monetário das notícias (AEV) proveniente da exposição nacional e internacional, projecta que o Vodafone Rally de Portugal 2016 gerou um impacto adicional indirecto de 61,7 milhões de euros. Os principais mercados internacionais atingidos foram França, Espanha, Polónia, Finlândia e Itália. Além do apoio das câmaras municipais envolvidas, o evento do Automóvel Club de Portugal, em parceria com a CCDR-N e a Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou com o apoio dos fundos da União Europeia, através da afectação de 882 mil euros do NORTE 2020.