Rally de Portugal com retorno de 129 milhões
1 Fevereiro 2017 - José Soares da Costa

Um estudo de impacto económico do Vodafone Rally de Portugal revelou um retorno total de 129,3 milhões de euros no ano passado. Mas esta é apenas uma pequena parcela do contributo global que a competição tem dado desde 2007 para a economia nacional: 898,9 milhões de euros. A edição de 2016 do Vodafone Rally de Portugal gerou um total de 129,3 milhões de euros de retorno para a economia nacional.

Mais de metade desse valor foi despesa directa total na economia do turismo no Norte de Portugal assegurada por adeptos e equipas: 67,6 milhões de euros, representando mais 2,4 milhões de euros face à edição anterior. As centenas de milhares de turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, que se deslocaram à Região Norte tendo como principal motivação a assistência ao Rally de Portugal, geraram um fluxo turístico inigualável e cuja visita revela índices de satisfação elevados: 8 em cada 10 adeptos classifica o destino como bom ou muito bom. Um em cada dois adeptos melhorou a imagem positiva que tinha da região após a visita motivada pelo Rally.

Nos quatro dias da prova, os adeptos permaneceram em média 3,2 noites e 24,6% prolongaram a sua estada além das três noites. Nota significativa para os adeptos franceses, que permaneceram em média 4,7 noites na região. Num valor próximo de 1 milhão de assistências, e face ao volume e tipologia de gastos dos adeptos, com destaque para os sectores da alimentação e bebidas, transportes internos e alojamento, é possível estimar que residentes e turistas com despesas afectas ao Vodafone Rally de Portugal 2016 proporcionaram ao Estado Português uma receita fiscal bruta de superior a 24 milhões de euros (IVA e ISP), representando 34,4% de impostos face à despesa directa total (reinvestimento).

A nível local, os 13 municípios envolvidos na organização garantiram no conjunto um impacto agregado na ordem dos 49,2 milhões de euros (72,8% do impacto económico direto total do Rally). Cada um dos municípios terá assegurado um retorno económico directo que oscila entre os 413 mil e os 10,1 milhões de euros, com a inerente variabilidade pela dimensão relativa de cada município e grau de envolvimento com o Rally. Os efeitos económicos são também extensíveis aos demais municípios da Região Norte, os quais garantiram 18,4 milhões de euros de impacto direto (27,2% do total), numa evidente demonstração da importância e ganhos proporcionados pelo Rally na região Norte como um todo.

O retorno económico da prova através dos Media – impacto indirecto – segundo o critério de valor monetário das notícias (AEV) proveniente da exposição nacional e internacional, projecta que o Vodafone Rally de Portugal 2016 gerou um impacto adicional indirecto de 61,7 milhões de euros. Os principais mercados internacionais atingidos foram França, Espanha, Polónia, Finlândia e Itália. Além do apoio das câmaras municipais envolvidas, o evento do Automóvel Club de Portugal, em parceria com a CCDR-N e a Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou com o apoio dos fundos da União Europeia, através da afectação de 882 mil euros do NORTE 2020.