Rui Ramalho conquista vitória na Covilhã
29 Maio 2017 - José Soares da Costa

Rui Ramalho em Osella PA2000 Evo2 é o grande vencedor da edição de 2017 da Rampa da Serra da Estrela/Covilhã, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Montanha Valvoline organizada pelo CAMI com o apoio da edilidade local. O piloto do Porto fez o tempo final de 5:12s083 e acabou por beneficiar dos problemas de Pedro Salvador, que se viu impossibilitado de fazer a derradeira subida de prova, para vencer com algum à vontade uma competição que se adivinhava renhida até aos últimos metros.

Salvador e o Silver Car EF10 minimizaram os custos em termos de campeonato, ao conseguirem manter a segunda posição absoluta e na Categoria 1. Muita emoção na luta pelo derradeiro lugar do pódio, com o piloto local, João Fonseca (BRC CM05), a conseguir bater Paulo Ramalho por apenas 23 milésimos, depois de uma última subida de “faca nos dentes”. Joaquim Rino em BRC CM05 Evo foi o quinto classificado.

“Foi uma vitória importante para mim e para a equipa, que esteve em grande plano e me deu um carro fabuloso. Devo confessar que esta não é das rampas onde me sinto mais à vontade, por isso vencer aqui deixa-me muito satisfeito. A minha adaptação ao Osella é cada vez maior, daí a minha candidatura ao título sair reforçada no final desta prova. Sabemos que vamos ter pela frente uma grande luta até ao final e é para isso que nos vamos preparar, sabendo que estar na primeira posição do campeonato é uma grande fonte de motivação para todos”, afirmou Rui Ramalho.

Com um final espectacular, a Categoria 2 teve por vencedor José Correia. O piloto do Nissan GT-R GT3 fez na derradeira subida do fim-de- semana o seu melhor registo, completando a prova com um tempo total de 5:52s304, suficiente para bater Gonçalo Manahu em Porsche 997 GT3 Cup. “Foi uma prova muito complicada para mim, que começou mal mas acabou muito bem. Ontem tive uma saída de pista e só com um grande trabalho de todos na equipa conseguimos  recuperar o carro e estar na luta pela vitória até ao final. Conseguimos vencer e por isso o prémio é para todos, foi muito difícil e por isso muito saborosa”, destaca José Correia.

Também a Categoria 5 só ficou decidida nesta derradeira subida, com Luis Nunes em SEAT Leon MKIII a perfazer o tempo total de 5:56s075, para vencer na frente de Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6. Francisco Marrão em SEAT Leon Supercopa fechou o pódio. “Foi uma luta até ao final e por isso o triunfo conseguido foi muito gratificante. Gosto muito desta rampa e tudo correu muito bem, tendo conseguido o meu principal objectivo para esta prova. Consegui ser consistente e regular e acho que isso foi um dos segredos da minha vitória”, referiu Luis Nunes.

A vitória na Categoria 4 pertenceu ao favorito Manuel Correia, que completou a prova ao volante do seu Ford Fiesta R5+ em 6:00s387. Azar para Luis Silva, em BMW M3, que teve de parar na derradeira subida devido a problemas mecânicos no seu carro, mas mesmo assim completou a prova na segunda posição final. No degrau mais baixo do pódio ficou Francisco Morgado em Mitsubishi Lancer Evo IX, com Marco Guerra a colocar o seu Peugeot 306 na quarta posição. “Este triunfo não foi tão fácil como pode parecer, já que nunca me pude distrair devido à pressão do meu adversário directo. O carro esteve impecável e por isso foi mais fácil conseguir andar rápido numa prova que dá muito gozo fazer e por isso estou muito satisfeito com este resultado”, sintetizou Manuel Correia.

A jogar em casa, Pedro Coelho Saraiva e o Mitsubishi Lancer Evo IX bateram toda a concorrência na Categoria 3, com o piloto a completar a prova com o tempo total de 6:16s612. Mais atrás, João Guimarães foi segundo com o seu Peugeot 206 RC, na frente de Sérgio Nogueira em Citroen Saxo, Pedro Marques em SEAT Leon TDi e José Oliveira em Subaru Impreza. “A vitória é um justo prémio para nós e tem um sabor especial por ter sido conquistada na minha terra. Começamos com alguns problemas ontem mas hoje tudo correu pelo melhor e foi possível vencer”, referiu Pedro Saraiva.

Miguel Lobo completou a prova e venceu naturalmente a Taça Nacional de Montanha TCR com o Audi RS3, registando o tempo final de 6:02s409.