Sébastien Ogier vence Rally de Portugal!
A estreia da nova geração de World Rally Cars no Vodafone Rally de Portugal ficou marcada por mudanças frenéticas de liderança, elevada competitividade entre as diversas equipas de fábricas e o regresso aos triunfos de um nome consagrado da categoria: Sébastien Ogier. O Campeão do Mundo somou o seu 5º triunfo em solo português, igualando o feito alcançado pelo histórico piloto finlandês, Markku Alen. A prova portuguesa ficou ainda marcada por um novo feito histórico: pela 1ª vez na história do WRC, 3 pilotos terminaram uma classificativa, Ponte de Lima 1, com o melhor registo.
O Vodafone Rally de Portugal arrancou no final da tarde da passada Quinta-Feira com a passagem pela Super Especial de Lousada, classificativa onde Mads Ostberg e Thierry Neuville rubricaram o melhor tempo e partilharam a liderança inicial da prova portuguesa. No dia seguinte, Hayden Paddon assumiu a liderança na 1ª passagem por Viana do Castelo, classificativa onde bateu o Toyota de Jari-Matti Latvala por apenas 1 segundo de diferença. Mas a liderança mudava a cada classificativa disputada: Jari-Matti aproveitou os problemas eléctricos no Hyundai i20 WRC de Hayden Paddon para assumir a liderança, rubricando também o melhor tempo em Caminha 1.
No classificativa seguinte, Ponte de Lima 1, o piloto finlandês perdeu algum tempo relativamente a Kris Meeke, vendo a sua liderança ser encurtada para 0.5 segundos. Ott Tanak ocupava neste momento a 3ª posição na classificação geral, a 1.2 segundos do piloto da Toyota. Na 2ª passagem por Viana do Castelo, Kris Meeke assumiu a liderança da prova por uns escassos 0.2 segundos de diferença relativamente a Latvala, num troço onde Paddon foi novamente o piloto mais rápido.
Na 2ª passagem por Caminha, um novo líder: Ott Tanak marcou o 3º melhor tempo e com isso ascendeu à liderança da prova por apenas 0.1 segundos de vantagem relativamente a Jari-Matti Latvala. Kris Meeke sofreu um furo e com isso perdeu algum tempo, descendo até à 5ª posição, a 6.2 segundos da liderança. Sébastien Ogier era nesta altura o 6º classificado, a cerca de 8 segundos do seu companheiro de equipa da M-Sport.
Na 2ª passagem por Ponte de Lima, a sorte não esteve ao lado de Jari-Matti Latvala: o piloto finlandês capotou devido a problemas de travões, perdendo cerca de 5 minutos com esta situação. Thierry Neuville viu-se prejudicado pelo pó de Latvala, perdendo também 20 segundos. Kris Meeke foi outra vítima deste troço, furando e desistindo com a suspensão partida no Citroen C3 WRC. Já Hayden Paddon voltou a ter problemas eléctricos no Hyundai, perdendo cerca de 10 minutos com esta situação.
Na frente da prova, Dani Sordo venceu a classificativa e ascendeu à 2ª posição. Por sua vez, Ott Tanak manteve-se na liderança com 3.6 segundos de vantagem sobre o piloto espanhol da Hyundai. Sébastien Ogier era agora o 3º classificado, a 6.2 segundos de Tanak. A dupla passagem pela Braga Street Stage encerrou a 1ª etapa do Vodafone Rally de Portugal e não trouxe qualquer alteração ao Top-3, tendo Tanak fechado o dia com 4.6 e 5 segundos de vantagem relativamente a Sordo e Ogier respectivamente.
A 2ª etapa da prova portuguesa ficou marcada pelo ataque de Sébastien Ogier à liderança da prova. Reduzindo a diferença para Ott Tanak para apenas 1.1 segundos em Vieira do Minho 1, o Campeão do Mundo foi surpreendido pela resposta do jovem piloto estónio em Cabeceiras de Bastos 1, onde dilatou a vantagem para 6.3 segundos. Na 1ª passagem por Amarante, Tanak rodava bastante rápido até dar um toque e danificar a suspensão traseira esquerda, facto que o atrasou consideravelmente na classificação geral. Ogier assumiu então a liderança com 19.5 segundos de vantagem relativamente a Thierry Neuville, enquando Dani Sordo era agora o 3º a 25 segundos de distância. As posições não se alterariam até ao final desta 2ª etapa.
O derradeiro dia de prova do Vodafone Rally de Portugal ficou marcado pelos exigentes troços de Luilhas e Montim, para além da já tradicional dupla passagem por Fafe. Conservando a liderança conquistado no dia anterior, Sébastien Ogier limitou-se a controlar o andamento dos seus adversários directos até ao final da prova. Com o regresso aos triunfos após 4 provas onde esteve longe da vitória, Ogier reforçou a sua liderança no Campeonato de Pilotos e enfrenta agora o resto da temporada com um novo ânimo. A Hyundai saiu de Portugal com motivos para celebrar, graças à 2ª e 3ª posição conquistada por Thierry Neuville e Dani Sordo respectivamente. Relativamente ao Power Stage, Ott Tanak foi o piloto mais rápido na 2ª passagem por Fafe.
No que concerne a comitiva lusitana, o melhor representante foi Miguel Campos, 16º classificado e 4º entre os pilotos do WRC2. Ainda nesta categoria, Andreas Mikkelsen perdeu a vitória na derradeira passagem por Fafe, entregando o triunfo ao seu colega de equipa Pontus Tidemand. No WRC3, o mexicano Francisco Name Jr. sagrou-se vencedor na prova portuguesa, após problemas de motor no Citroen DS3 de Jakub Brzezinski terem ditado o seu abandono no momento em que liderava a categoria.