Toyota bate Porsche nas 6 Horas de Spa
As 6 Horas de Spa-Francorchamps foram o último palco para o confronto entre Porsche e Toyota, antes do inevitável embate durante as 24 Horas de Le Mans. Após a vitória na 1ª prova da temporada do FIA WEC, disputada em Silverstone, a Toyota reforçou a sua aposta para a prova belga, instalando o pacote “Low Downforce” nos seus TS050 com vista à preparação para a clássica prova francesa. Por sua vez, a Porsche reviu os pontos fracos dos seus 919 Hybrid e renovou a aposta no pacote com pouco apoio aerodinâmico, esperando surpreender a marca nipónica num confronto directo.
Com a Porsche a garantir a pole position durante a sessão de qualificação disputada na Sexta Feira, era aguardada uma aguerrida disputa pela vitória entre a marca germânica e a Toyota. Mas seria a marca nipónica a marcar o ritmo ao longo das 6 Horas de Spa-Francorchamps, saltando para a liderança da prova logo nos seus instantes iniciais. A Toyota havia colocado o pacote com maior carga aerodinâmica em apenas dois dos seus TS050, o que os poderia prejudicar num traçado sinuoso como é o circuito das Ardenas.
Mesmo assim, a Porsche não teve argumentos para contrariar o andamento demonstrado pelos Sport Protótipos nipónicos, tendo Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber sido os melhor representantes da marca germânica, na 3ª posição. André Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy terminaram a prova imediatamente atrás dos seus colegas de equipa, no 4º lugar. Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima sagraram-se vencedores, batendo “à justa” os seus companheiros de equipa Mike Conway e Kamui Kobayashi.
Entre os LMP2, a luta pela vitória discutiu-se entre os Oreca da G-Drive (partilhado por Alex Lynn, Roman Rusinov e Pierre Thiriet) e da Vaillant Rebellion (dividido por Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal). O triunfo seria conquistado pela G-Drive, mesmo perante um forte ataque de Bruno Senna durante a fase final da prova. O Oreca da Jackie Chan DC Racing completou o pódio em Spa-Francorchamps. Na categoria GTE-Pro, Sam Bird e Davide Rigon levaram o Ferrari 488 ao triunfo, batendo oposição interna de James Calado e Alessandro Pier Guidi e do Ford GT de Stefan Mücke, Olivier Pla e Billy Johnson. Por fim, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana colocaram o Aston Martin V8 Vantage no degrau mais alto do pódio entre os GTE-Am.