Veloso Motorsport em força no Nacional de Ralis
Após a pausa de Inverno, a Veloso Motorsport prepara o seu regresso ao activo assistindo três equipas no Rali Serras do Norte, 1ª jornada do Campeonato Nacional de Ralis 2017. A principal novidade passa pela presença nesta prova do novíssimo Hyundai i20 R5 tripulado por Manuel Castro e Luis Costa, que ganham assim argumentos para se poderem imiscuir na luta pelos triunfos, depois das excelentes prestações conseguidas o ano passado.
Aos comandos do Skoda Fabia S2000 utilizado por Manuel Castro em 2016, vão estar Hugo Mesquita e Valter Cardoso, enquanto na competição reservada aos carros de duas rodas motrizes, serão Joana Barbosa e Sofia Mouta numa inédita viatura em Portugal, um Ford Fiesta R2T, a defender as cores da equipa nortenha.
Após os primeiros testes com o carro coreano, Manuel Castro mostra-se muito confiante para esta época, se bem que tenha de passar ainda por um processo de adaptação à sua nova montada, que veio substituir o fiável Skoda Fabia S2000 utilizado com sucesso no ano passado: “Para esta prova não temos expectativas muito elevadas, já que quase tudo é novo para nós e por isso vamos abordar o rali com algumas cautelas. O carro é de facto muito competitivo mas ainda muito recente, pelo que tanto eu como a equipa como a própria Hyundai, estamos ainda em fase de descobrir as suas potencialidades”.
Manuel Castro refere ainda que “não tivemos muito tempo para testes, o que nos penaliza bastante se comparado com os nossos principais adversários, que já competem com carros desta categoria desde o ano passado. Queremos acima de tudo fazer quilómetros e com isso rodar o máximo possível. Estamos no entanto optimistas num bom resultado, que pretendemos seja o melhor possível, sem estabelecer desde já objectivos em termos de classificação final”.
A enfrentar também uma nova e desafiante experiência na sua carreira surge Hugo Mesquita, que troca este ano o Citroen C2 R2 que tripulou o ano passado, pelo fascinante e competitivo Skoda Fabia S2000: “De facto esta é uma oportunidade de andar ao mais alto nível e que eu não poderia desperdiçar. Já tive a oportunidade de fazer um curto teste com o carro, que é espectacular e super-divertido de pilotar. Claro que tudo é novo para mim, nunca conduzi um carro de tracção total, tão potente e com tantas potencialidades, pelo que a adaptação não será fácil”.
O piloto da Lixa destaca ainda que “estamos confiantes de que podemos fazer um bom resultado nesta estreia, onde vou ter ao meu lado e pela primeira vez o Valter Cardoso. Conto com o apoio da Veloso Motorsport para me ajudar a melhorar as minhas prestações ao longo de um rali que espero terminar bem classificado”.
Com uma carreira sólida e sempre em evolução, Joana Barbosa enfrenta este rali com determinação. A jovem piloto bracarense tripulou na época passada uma viatura diferente e este ano apostou num Ford Fiesta R2T, mostrando-se confiante para este primeiro rali do ano: “Tanto eu como a Sofia estamos muito motivadas para fazer um bom rali em Fafe. Esta será a nossa estreia assim como do carro em ralis de terra pelo que teremos de ter algum cuidado e ir melhorando o ritmo ao longo da prova”.
A jovem piloto refere ainda que “apesar de já conhecermos o carro de uma prova disputado no ano passado, este foi disputado em pisos de asfalto, pelo que tudo será diferente e vai exigir uma adaptação extra. A ideia base é aprender e garantir um bom resultado final, contando com a experiência da Veloso Motorsport para atingir esses objectivos”.