919 Hybrid EVO bate recorde do “Inferno Verde”!
29 Junho 2018 - José Soares da Costa

35 anos após Stefan Bellof ter estabelecido o tempo de 6m11.13s no Nürburgring Nordschleife, ao volante de um Porsche 956, a marca germânica regressou ao “Inferno Verde” para rubricar um novo registo para a História. Timo Bernhard, um adepto incondicional de Bellof, levou o Porsche 919 Hybrid EVO ao novo tempo de referência do mítico traçado alemão: 5m19.546s.

O tempo de Stefan Bellof foi batido logo na 1ª tentativa de recorde, durante a qual foi registado um tempo de 5m24.375s. No entanto, Timo Bernhard e a equipa da Porsche, liderada por Stephen Mitas, não estavam satisfeitos. Após um curto debriefing, o piloto germânico regressou novamente à pista para mais uma volta a bordo do 919 Hybrid EVO, onde viria a registar um tempo canhão que perdurará nos livros de História do desporto automóvel: 5m19.546s.

Segundo as palavras de Timo Bernhard, o Nürburgring Nordschleife apresentou desafios totalmente diferentes do que haviam sido encontrados durante as tentativas de recorde em Spa-Francorchamps. As margens de erro eram menores e as consequências de qualquer falha de pilotagem, bastante superiores. Uma volta limpa dependia sobretudo da bravura do piloto e das trajectórias adoptadas, em particular na secção entre Hohe Acht e Pflanzgarten 2, onde apenas existe uma linha ideal, tipicamente cumprida a velocidades bastante elevadas.