A nova temporada da Fórmula 1
26 Fevereiro 2018 - José Soares da Costa

Com os testes de Barcelona em andamento, a Fórmula 1 prepara-se para a nova temporada que arrancará já no próximo mês de Março. O maior destaque dos regulamentos deste ano vai para a adopção do Halo, um dispositivo de segurança que gerou bastante controvérsia entre os adeptos e no paddock do “Grande Circo”. No entanto, as novidades não se ficam por ai…

A apresentação do novo McLaren, nome de código MCL33, foi uma das mais esperadas e surpreendentes da pré-temporada. A nova parceria com a Renault, após 3 anos de intensa frustração com a Honda, trouxe consigo uma renova esperança no futuro. No capítulo visual, o regresso ao passado foi a nota dominante: o laranja papaia, tonalidade utilizada durante os anos iniciais da escuderia de Bruce McLaren (e distinta da cor utilizada em 2017) destaca-se na carroçaria. O apuro aerodinâmica volta a ser visível, com a presença de diversas alhetas junto das entradas dos radiadores e na asa dianteira. O MCL33 efectuou os seus primeiros quilómetros no circuito de Navarra. Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne serão os “pontos de lança” da equipa.

Na Ferrari, o SF71H representa uma evolução do conceito exibido no monolugar do ano passado, que protagonizou uma notável disputa com a Mercedes pelos títulos mundiais de Pilotos e Construtores. Adoptando uma carroçaria praticamente coberta pelo vermelho da escuderia transalpina, o novo SF71H é o primeiro monolugar desde 2009 a não contar com o patrocínio da Santander. O novo monolugar conta com uma distância entre eixos superior ao monolugar de 2017, bem como novas entradas para os radiadores cujo desenho é ainda mais agressivo. A Ferrari renovou a sua aposta em Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen para 2018.

A Mercedes, campeã em título, desvendou o seu novo monolugar para 2018, o W09. De forma a resolver a falta de consistência entre circuitos (que gerou a famosa alcunha de “diva” de Toto Wolff), a Mercedes optou por uma revisão do “rake” (diferença entre alturas das secções dianteira e traseira), mantendo no entanto a distância entre eixos de 2017. No capítulo aerodinâmico, as entradas dos radiadores basearam-se no SF70H, enquanto a secção traseira apresenta um novo desenho, mais estreito e compacto. A suspensão foi também revista relativamente a 2017, com o intuito de adaptar o novo monolugar ao estilo de pilotagem de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

Iniciando uma nova era onde contará com as unidades de potência RA618H da Honda, a Toro Rosso desvendou o STR13 com que irá disputar a temporada de 2018. Fruto de um trabalho conjunto ao longo do Inverno, o novo Toro Rosso cumpriu os seus primeiros quilómetros na semana passada, no traçado de Misano. No entanto, o principal ponto de interrogação recai sobre os ombros da Honda: após o desaire vivido com a McLaren, estará o construtor japonês à altura dos acontecimentos? O novo STR13 conta com uma secção dianteira apurada, assim como um novo desenho nas entradas dos radiadores. Para além disso, o novo monolugar volta a contar com o vistoso esquema cromático adoptado na temporada passada. Brendon Hartley e Pierre Gasly serão os pilotos de serviço na escuderia italiana.

No seio da Renault, o RS18 revela-se uma aposta segura para a temporada de 2018. Tendo como principal objectivo retomar as posições cimeiras da grelha, o novo monolugar do construtor francês conta com um conceito aerodinâmico revisto, por forma a garantir maior carga aerodinâmica. A suspensão foi também alvo de melhoramentos. Relativamente às unidades de potência, fiabilidade é a palavra chave para 2018. Na temporada passada, a intensa corrida por um maior desempenho não trouxe resultados positivos, tendo originado diversos problemas técnicos no seio da Renault, Red Bull e Toro Rosso. No que concerne os pilotos, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz foram a escolha do construtor francês para esta temporada.

2018 marca o arranque da nova colaboração entre a Alfa Romeo e a Sauber, sendo o C37 a primeiro resultado desta parceria técnica. Após os desapontantes resultados de 2017, a escuderia suíça encara esta nova era com um ânimo renovado. Ao contrário da temporada passada, a Sauber contará com unidades de potência Ferrari de última geração, o que lhe garantirá um incremento de competitividade relativamente a 2017. No capítulo aerodinâmico, o C37 conta com um novo conceito global, tendo originado um substancial pacote de alterações relativamente ao anterior C36, onde se incluem revisões ao nível das entradas dos radiadores e asa dianteira. Para a próxima temporada, a Alfa Romeo-Sauber contará com os préstimos de Charles Leclerc e Marcus Ericsson.

Após uma pré-temporada de Inverno marcada pela escolha do seu segundo piloto, a Williams finalmente desvendou o seu novo monolugar para 2018. O FW41 apresenta diferenças substanciais relativamente a 2018, fruto da intrínseca colaboração entre Paddy Lowe e Dirk de Beer. Contando com um novo conceito aerodinâmico e colhendo alguma inspiração no Ferrari SF70H, o novo monolugar desenvolvido em Groove apresenta novas soluções ao nível dos radiadores laterais (em particular na entradas dos mesmo), resultando num desenho mais compacto na secção traseira. A Williams volta a contar com o apoio da Martini, para além de renovar a aposta no jovem Lance Stroll. Para substituir o veterano Felipe Massa, a escuderia britânica escolheu o russo Sergey Sirotkin após um “shoot-out” com o polaco Robert Kubica.

Pretendendo recuperar os títulos alcançados no passado, a Red Bull desvendou o novo RB14 com que irá disputar a temporada de 2018. Tendo sido recentemente testado em Silverstone, onde Daniel Ricciardo protagonizou um ligeiro toque, o RB14 volta a contar com um desenho consideravelmente arrojado. O contributo de Adrian Newey em pormenores decisivos, como as asas instaladas sobre as entradas dos radiadores, poderão marcar a diferença relativamente aos seus adversários directos. Tendo como principal objectivo lutar com a Mercedes e a Ferrari pelos títulos, a escuderia liderada por Christian Horner voltará a contar com as unidades de potência da Renault e os préstimos de Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Destaque ainda para a inclusão da Aston Martin como “title sponsor” da equipa, fruto do reforço da colaboração com o construtor britânico.

Tendo sido o primeiro monolugar de 2018 a ser relevado, a Haas revelou ao Mundo o novo “look” dos Fórmula 1 de 2018, equipados com o dispositivo de segurança Halo. Fruto da estabilidade regulamentar, o Haas VF-18 evoluiu a partir do vetusto VF-17 e incorporou um conjunto de melhoramentos aerodinâmicos, sobretudo ao nível das entradas dos radiadores. A integração do Halo foi uma preocupação significativa, tendo o trabalho aerodinâmico sido centrado na redução da turbulência causada por este dispositivo. A redução do peso foi outro dos objectivos da equipa, de forma a permitir uma melhor distribuição do peso de acordo com a tipologia de cada circuito. A Haas voltará a contar com unidades de potência de última geração da Ferrari e terá na Sauber a sua principal ameaça na conquista dos pontos. Quanto aos pilotos, a escuderia liderada por Gunther Steiner manteve a sua aposta em Romain Grosjean e Kevin Magnussen.

A Force India foi a última equipa a revelar o seu novo monolugar para 2018, o VJM11. No entanto, fruto de negociações que decorrem nos bastidores, o nome da equipa e monolugar deverão ser alterados até ao arranque da temporada. Mesmo tendo um “budget” modesto, sobretudo quando comparados com equipas como Ferrari e Mercedes, a Force India foi capaz de alcançar o 4º lugar no Campeonato de Construtores de 2016 e 2017. A optimização de recursos é um dos principais objectivos da equipa de Vijay Mallya e o VJM11 é um reflexo dessa atitude. No capítulo aerodinâmico, o novo monolugar volta a contar com um desenho bastante particular em áreas como a asa dianteira, à semelhança dos monolugares das temporadas passadas. Apesar dos momentos vividos em 2017, Esteban Ocon e Sérgio Perez foram reconduzidos para mais uma temporada no seio da Force India.