Árduo triunfo para Thierry Neuville em Portugal
Numa edição marcada por diversas peripécias e inúmeros incidentes, foi Thierry Neuville quem conquistou o ceptro no Vodafone Rally de Portugal. Beneficiando também da desistência de Sébastien Ogier, o piloto belga ascendeu à liderança do Campeonato de Pilotos, com 19 pontos de vantagem relativamente ao actual Campeão do Mundo. A M-Sport, por intermédio de Elfyn Evans e Teemu Suninen, completou o Top-3 e somou pontos valiosos no Campeonato de Construtores. Armindo Araújo triunfou entre as hostes lusas, ascendendo à liderança do Campeonato de Portugal de Ralis.
O Rali de Portugal iniciou-se na quinta feira, com a espectacular Super Especial de Lousada, onde Ott Tanak foi o primeiro líder, batendo Teemu Suninen e Sébastien Ogier por 0.4 segundos de diferença. Na manhã seguinte, foi Dani Sordo quem se destacou dos demais pilotos, saltando para a liderança da prova com 4.6 segundos de vantagem relativamente ao Citroen de Kris Meeke, a braços com problemas nos intercomunicadores. Hayden Paddon completava o Top-3, a 4.8 segundos do 1º classificado. Destaque ainda para as desistências de Ott Tanak (toque numa pedra na 2ª classificativa, provocando danos no motor) e Jari-Matti Latvala (suspensão partida) e a boa prestação de Sébastien Ogier (4º a 7.3 segundos de Sordo), que abria a estrada para os seus adversários.
As classificativas da tarde de sexta acabariam por ser madrastas para os pilotos da frente, alterando significativamente a tabela classificativa. Sébastien Ogier sofreu uma saída de estrada, devido a uma suspensão partida após um toque na raiz de uma árvore. Hayden Paddon bateu violentamente na 2ª passagem por Ponte de Lima, obrigando à interrupção da prova e evacuação por helicóptero. O britânico Kris Meeke terminou o dia com o Citroen C3 WRC em 3 rodas, devido aos furos sofridos ao longo da tarde. E por fim, Andreas Mikkelsen teve problemas na direcção assistida do Hyundai i20 WRC, sendo forçado a abandonar. Quem beneficiou dos azares alheios foi Thierry Neuville, que saltou para a liderança e terminou a etapa com 17.7 segundos de vantagem relativamente a Elfyn Evans. Dani Sordo desceu à 3ª posição a 24.7 segundos do seu companheiro de equipa, fruto do elevado desgaste de pneus sofrido durante a tarde.
Após uma 1ª etapa diabólica, a manhã da 2ª etapa foi relativamente calma na frente da prova. Thierry Neuville controlou a sua vantagem relativamente a Evans, dilatando-a até aos 29.9 segundos. Já o piloto da M-Sport viu-se envolvido numa interessante luta com Dani Sordo, terminando a manhã com apenas 5 segundos de vantagem relativamente ao piloto espanhol. Teemu Suninen e Esapekka Lappi discutiam entre si a 4ª posição, tendo apenas 4.9 segundos a separá-los nesta animada disputa. As segundas passagens pelas classificativas não trouxeram nenhuma alteração, tendo Neuville terminado a 2ª etapa com 39.8 segundos de vantagem. Evans e Sordo mantiveram-se nas posições seguintes do Top-3, com Teemu Suninen a uma curta de distância do piloto espanhol: 4.7 segundos. Destaque ainda para o grave acidente de Kris Meeke: num gancho à esquerda, o Citroen C3 WRC saiu de estrada a alta velocidade, embatendo violentamente nas árvores. A viatura francesa ficou completamente destruída, felizmente sem danos físicos para os seus ocupantes.
A derradeira etapa do Vodafone Rally de Portugal consagrou Thierry Neuville como o vencedor da prova. Elfyn Evans foi o 2º classificado, enquanto Teemu Suninen ascendeu à 3ª posição, após uma penalização de 10 segundos atribuída a Dani Sordo devido a um toque no Porto Street Stage. Esapekka Lappi, que havia terminado a prova portuguesa na 4ª posição, foi também alvo de uma penalização de 10 segundos devido a um toque na Baixa do Porto. Com a atribuição destes segundos adicionais, Sordo terminou a prova portuguesa na 4ª posição, imediatamente à frente do piloto finlandês da Toyota. Mads Ostberg foi o melhor representante da Citroen, na 6ª posição. Destaque ainda para a vitória de Lappi no Powerstage, disputado na derradeira passagem pela classificativa de Fafe.
Relativamente ao WRC2, Pontus Tidemand pilotou o Skoda Fabia R5 rumo a um confortável triunfo. No que concerne as contas nacionais, Armindo Araújo somou a sua 2ª vitória na actual temporada do Campeonato de Portugal de Ralis, ascendendo ao topo da tabela classificativa. A somar a este feito, o piloto de Santo Tirso foi consagrado como o melhor piloto português presente no Vodafone Rally de Portugal, terminando na 14ª posição da classificação geral.