Daniel Ricciardo surpreende no GP da China
Daniel Ricciardo sagrou-se vencedor do Grande Prémio da China, tendo a Red Bull recorrido a uma inteligente estratégia para surpreender as equipas adversárias. Se a Ferrari saiu da pole position e comandou a fase inicial do Grande Prémio, a Mercedes bateu a equipa transalpina nas passagens pela via das boxes. No entanto, um incidente envolvendo Pierre Gasly acabaria por alterar o rumo da corrida e ditar o vencedor desta prova, fruto da entrada do Safety Car.
Partindo da pole position, Sebastian Vettel arrancou da melhor forma para este Grande Prémio da China, impedindo a ultrapassagem do seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen e dos Mercedes que rodavam atrás de si. O piloto finlandês da Ferrari acabaria mesmo por perder a 2ª posição para Valtteri Bottas, após uma primeira volta menos conseguida. As posições da frente mantiveram-se inalteradas até à paragem nas boxes onde, fruto de uma paragem mais rápida, Valtteri Bottas completou o “undercut” e suplantou Sebastian Vettel.
Foi nesse momento que a Ferrari optou por manter Kimi Raikkonen em pista, num momento em que o piloto finlandês ocupava a liderança da prova. Tentando atrasar Valtteri Bottas e ajudar dessa forma Sebastian Vettel, a estratégia da Ferrari acabaria por não ser bem sucedida, em virtude dos pneus mais frescos instalados no monolugar germânico. Assumindo a liderança numa fase crítica do Grande Prémio, tudo se encaminhava para uma vitória de Bottas e da Mercedes, a 1ª desta temporada, até que um desentendimento entre os dois Toro Rosso obrigou à entrada do Safety Car.
Numa inteligente manobra estratégica, a Red Bull chamou às boxes os seus dois pilotos para efectuarem uma rápida troca de pneus. Com a saída de cena do Safety Car, o andamento dos Red Bull era visivelmente superior ao demonstrado pelos seus adversários. Daniel Ricciardo foi galgando posição atrás de posição, ultrapassando Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. Esta última manobra, executada de forma exemplar, permitiu-lhe ascender à liderança da prova, garantindo dessa forma a 1ª vitória da temporada para a Red Bull.
Enquanto isso, Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Max Verstappen discutiam entre si a posição intermédia do pódio. Um toque do jovem piloto da Red Bull no Ferrari de Vettel, perfeitamente evitável e que ditou duras críticas por parte de Helmut Markko, deixou Bottas num confortável 2º lugar. Por sua vez, Kimi Raikkonen aproveitou a confusão que se gerou à sua frente para ascender ao 3º lugar, posição onde terminaria a prova apesar da forte pressão de Verstappen. No entanto, o piloto holandês da Red Bull foi penalizado em 10 segundos, devido ao toque em Vettel e terminou na 5ª posição, imediatamente atrás de Lewis Hamilton.
Sebastian Vettel, com os pneus completamente gastos e um monolugar danificado, viu-se ultrapassado pelo Renault de Nico Hulkenberg e pelo McLaren de Fernando Alonso, numa exuberante manobra executada na abordagem à curva 2. O piloto alemão da Ferrari terminou a prova na 8ª posição, mantendo no entanto a liderança do Campeonato de Pilotos. Carlos Sainz, em Renault e Kevin Magnussen, em Haas, completaram o lote de pilotos pontuáveis em Xangai.