Lewis Hamilton a um passo do título mundial
Num Grande Prémio do Japão dominado pela Mercedes, Lewis Hamilton sagrou-se vencedor e encontra-se agora a um curto passo do seu 5º título mundial. Caso o piloto britânico ganhe 8 pontos a Sebastian Vettel no próximo Grande Prémio dos EUA, conquistará novamente o título de Campeão do Mundo de Fórmula 1. Sem ritmo para discutirem o triunfo com o piloto britânico, Valtteri Bottas e Max Verstappen completaram o pódio no desafiante traçado de Suzuka.
Arrancando da pole position, Lewis Hamilton não deixou os seus créditos em mãos alheias e construiu uma vantagem confortável que lhe permitiu gerir o seu andamento ao longo do Grande Prémio. Por sua vez, o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, não demonstrou ritmo suficiente para contrariar o domínio do piloto britânico, tendo terminado a prova no degrau intermédio do pódio. O piloto finlandês viu-se ainda envolvido numa disputa com o Red Bull de Max Verstappen, terceiro classificado e um dos principais protagonistas da prova nipónica.
Durante o decorrer da primeira volta, o jovem piloto holandês falhou a travagem para a famosa chicane de Suzuka, regressando à pista após seguir em frente e embatendo no Ferrari de Kimi Raikkonen, manobra essa que lhe valeu uma penalização de 5 segundos. À 8ª volta, Vettel (que já havia ultrapassado Raikkonen) tentou ultrapassar Verstappen na abordagem à curva Spoon, sendo surpreendido pela trajectória e respectivo toque do piloto da Red Bull. Com este incidente, Vettel efectuou um pião e caiu para o último lugar.
Numa prova de recuperação para os pilotos da Ferrari, o melhor resultado possível foi o 5º e 6º lugar alcançado respectivamente por Raikkonen e Vettel. Por sua vez, Daniel Ricciardo terminou imediatamente à frente da dupla da Ferrari, na 4ª posição. O “melhor dos outros” foi Sérgio Pérez, em Racing Point Force India, que conquistou a 7ª posição após ter suplantando o Haas de Romain Grosjean. Esteban Ocon, em Racing Point Force India e Carlos Sainz Jr., em Renault, encerraram o lote de posições pontuáveis em Suzuka.