Ogier conquista título mundial na Austrália
O Rali da Austrália foi o palco de uma inebriante luta pelo títulos mundiais de Pilotos e Construtores. Sébastien Ogier fez da consistência o seu maior aliado, batendo Thierry Neuville e Ott Tanak na luta pelo título de Pilotos. Quanto aos Construtores, o exuberante desempenho da Toyota ao longo de 2018 permitiu-lhe conquistar o seu 1º título mundial desde 1999. Jari-Matti Latvala confirmou esta tendência, ao conquistar a vitória em solo australiano.
A 1ª etapa do Rali da Austrália ficou marcada pela liderança de Mads Ostberg, ao volante do Citroen C3 WRC. Sem falhas ou erros estratégicos, a marca francesa esteve em destaque ao longo deste primeiro dia de prova, contando também com a excelente prestação de Craig Breen para alcançar a 2ª posição. Jari-Matti Latvala ocupava a 3ª posição, a 8.7 segundos do líder e à frente do melhor representante da Hyundai, Hayden Paddon. Quanto aos candidatos ao título, Ott Tanak era o 5º classificado, sobrepondo-se aos seus mais directos rivais, Sébastien Ogier (7º classificado) e Thierry Neuville (10º classificado). O piloto da Hyundai teve uma etapa para esquecer, tendo sofrido um problema com um dos pneus.
Na 2ª etapa, a Toyota impôs-se aos seus adversários, aproveitando também a falta de ritmo dos Citroen C3 WRC. Enquanto Craig Breen sofreu um furo e teve problemas de suspensão, Mads Ostberg viu-se suplantado pelos seus adversários, descendo até à 4ª posição. Jari-Matti Latvala e Ott Tanak ascenderem às posições cimeiras da classificação geral, com o piloto estónio a liderar com 12.9 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa. Hayden Paddon manteve o bom desempenho, ocupando o degrau mais baixo do pódio. Sébastien Ogier era, neste momento, o 6º classificado, enquanto Thierry Neuville ascendia à 8ª posição apesar dos problemas sentidos com as suspensões do Hyundai i20 WRC.
O derradeiro dia de prova do Rali da Austrália confirmou o 6º título mundial de Sébastien Ogier e Julien Igrassia. A chuva dificultou as tarefas dos pilotos e trouxe consigo alguns dissabores. Thierry Neuville entrou ao ataque no derradeiro dia de prova, dando um toque que arrancou uma das rodas do Hyundai i20 WRC. Já Ott Tanak viu o motor do Toyota Yaris WRC perder potência logo no 1º troço da 3ª etapa. Um erro na 2ª classificativa e o abandono no penúltimo troço ditou o fim das suas aspirações ao título mundial. Por fim, Sébastien Ogier limitou-se a evitar qualquer erro, terminando na 5ª posição e fazendo da consistência o seu maior trunfo. Uma estratégia que lhe permitiu garantir mais um título mundial, num ano onde o Ford Fiesta WRC desenvolvido pela M-Sport (com algum apoio da Ford Performance) não foi a viatura mais rápida do pelotão.
Relativamente ao vencedor, Jari-Matti Latvala regressou ao lugar mais alto do pódio, conquistando a vitória em solo australiano. Para tal, o piloto finlandês bateu Hayden Paddon e Mads Ostberg, 2º e 3º classificados respectivamente. Graças a este resultado, a Toyota saiu da Austrália com o seu 1º título mundial de Construtores desde o seu regresso ao WRC.