Ott Tanak domina em solo alemão
21 Agosto 2018 - José Soares da Costa

Num momento em que a disputa pelo mundiais de Pilotos e Construtores encontra-se ao rubro, Ott Tanak surpreendeu tudo e todos ao exercer um domínio sem mácula no Rali da Alemanha. Para este triunfo do piloto da Toyota Gazoo Racing contribuiu o ritmo avassalador imposto por Tanak, assim como os azares alheios dos seus mais directos rivais. Thierry Neuville beneficiou de um furo de Ogier para conservar a liderança no mundial, enquanto Esapekka Lappi completou o pódio na Alemanha.

O arranque do Rali da Alemanha ficou marcado pela curta Super Especial “St. Wendel”, onde Ott Tanak rubricou o tempo mais rápido, demonstrando quem seria a referência nas etapas seguintes.  Na manhã de sexta feira, foi Ogier quem entrou ao ataque, assumindo a liderança da prova na 1ª classificativa do dia. Mas Tanak respondeu nas duas classificativas seguintes, recolocando o Yaris WRC na liderança da prova pela curta margem de 7.2 segundos. Thierry Neuville era neste momento o 3º classificado, mesmo se uma perda de óleo chegou a assustar a dupla do Hyundai i20 WRC.

As classificativas da tarde da 1ª etapa não trouxeram novidades na linha da frente, tendo Tanak ditado o ritmo e vencido todas as classificativas em disputa, terminando o dia com 12.3 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier. Incapaz de acompanhar o ritmo endiabrado de Tanak, Ogier encontrava-se no entanto à frente do seu principal rival na luta pelo título de Pilotos, Thierry Neuville. Por sua vez, o piloto belga da Hyundai terminou a etapa na 3ª posição, a 27.4 segundos do 1º classificado.

Na 2ª etapa, fruto dos problemas alheios e mesmo sem ter vencido uma classificativa, Ott Tanak viu a sua vantagem ser dilatada até aos 43.7 segundos. Sébastien Ogier sofreu um furo após um toque numa pedra, perdendo cerca de minuto e meio e descendo na classificação geral até à 7ª posição. Quem beneficiou com este desaire foi o espanhol Dani Sordo, que ascendeu à 2ª posição e via-se a braços com um “osso duro de roer”, Jari-Matti Latvala. Por sua vez, Thierry Neuville desceu até à 4ª posição, a cerca de 8 segundos do piloto finlandês da Toyota Gazoo Racing.

O último dia de prova do Rali da Alemanha não trouxe alterações na liderança da prova, tendo Ott Tanak confirmado o seu indiscutível domínio em solo alemão. Sem erros do piloto estónio e com o Yaris WRC a demonstrar finalmente o seu real valor, a Toyota retém ainda alguma esperança na disputa dos dois títulos mundiais. O abandono de Dani Sordo, por despiste e Jari-Matti Latvala, devido a problemas na transmissão, entregaram a 2ª posição a Thierry Neuville. Desta forma, o piloto belga manteve a liderança no mundial de Pilotos, mesmo perante a vitória de Ogier no Power Stage. Esapekka Lappi completou o pódio na Alemanha, apesar de ter sido o piloto mais lento da Toyota Gazoo Racing. Numa jornada marcada por inúmeros problemas, Craig Breen foi o melhor entre os Citroen, na 7ª posição. Destaque ainda para a vitória de Jan Kopecky no WRC2, batendo Kalle Rovanperä pela curta margem de 3.8 segundos.