Porsche 919 Hybrid Evo supera F1 em Spa
9 Abril 2018 - José Soares da Costa

Porsche 919 Hybrid Evo

A Porsche desvendou um feito notável, no seguimento da sua “919 Tribute Tour” com que irá despedir-se de um dos modelos mais marcantes da sua história competitiva. A versão “vitaminada” do Sport Protótipo germânico, denominada de 919 Hybrid Evo, bateu o recorde estabelecido pelo Mercedes W07 de Lewis Hamilton no traçado de Spa-Francorchamps. O Porsche 919 Hybrid Evo torna-se desta forma, na viatura de competição mais rápida do Mundo, num dos traçados mais selectivos e exigentes da actualidade.

Neel Jani, piloto de fábrica da Porsche, foi o piloto responsável pelo “tempo canhão” registado no traçado belga: 1m41.770s. O piloto suiço de 34 anos bateu o anterior recorde (1m42.553s) pela margem de 0.783 segundos, alcançou uma velocidade máxima de 359 km/h e rubricou uma velocidade média de 245.61 km/h. Trata-se de um feito surpreendente, que recoloca os Sport Protótipos no topo da hierarquia, situação essa já vivida anteriormente com o Porsche 917, mais rápido do que os F1 contemporâneos.

Porsche 919 Hybrid Evo

Para alcançar tal feito, o Porsche 919 Hybrid foi sujeito a diversas alterações aerodinâmicas e mecânicos, bem como uma dieta rigorosa. A versão 919 Hybrid Evo foi alvo de um apurado trabalho aerodinâmico, com a inclusão de saias laterais, uma nova asa traseira e difusor dianteiro de maiores dimensões, ambos equipados com DRS. O fundo plano e respectivas derivas foram também alvo de atenção dos engenheiros da marca germânica. No total, as alterações aerodinâmicas resultaram num incremento de 53% da carga aerodinâmica descendente gerada relativamente ao anterior modelo.

A nível mecânico, o 919 Hybrid Evo viu-lhe ser acrescentado um novo sistema de travagem brake-by-wire às 4 rodas e a direcção assistida foi adaptada para lidar com a maior carga aerodinâmica. Relativamente ao motor V4 de 2 litros, fruto da inexistência de restrições ao nível do fluxo de combustível, foi possível incrementar a potência para 720cv. No que concerne os dois sistemas de recuperação de energia, o 919 Hybrid Evo é agora capaz de atingir um total de 8.49 megajoule, resultando num total de 440cv de potência adicionais.

Relativamente ao peso, este foi reduzido em cerca de 39 Kg, quedando-se pelos 849 Kg. Para que se pudesse atingir tais valores, foram descartados elementos como luzes, ar condicionado, sensores, entre outros dispositivos. A Michelin teve também um papel importante na obtenção deste novo recorde, tendo desenvolvido pneus com as mesmas dimensões, equipados com um novo composto com maior aderência.

O recorde atingido em Spa-Francorchamps foi o primeiro passo da “919 Tribute Tour”. O novo Porsche 919 Hybrid Evo irá marcar presença no Nordschleife, onde efectuará uma volta de demonstração no arranque das 24 Horas de Nurburgring (12 de Maio). Para além disso, marcará também presença no Goodwood Festival of Speed (12 a 15 de Julho), no Festival of Porsche em Brands Hatch (2 de Setembro) e na Porsche Rennsport Reunion em Laguna Seca (26 a 29 de Setembro).