O novo troféu C1 Learn&Drive
1 Agosto 2018 - José Soares da Costa

Um troféu de endurance com custos controlados, provas de 6 horas, destinado a equipas compostas por três a seis pilotos é a nova aposta da Motorsponsor, devidamente aprovada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. A base desta competição é o Citroën C1 1.0 (gasolina, 3 portas, volante à esquerda, anterior a Abril de 2014), ao qual é aplicado um kit integral, destinado a salvaguardar tanto a fiabilidade da mecânica como a segurança dos pilotos em pista.

Para garantir a máxima igualdade técnica, as potências dos carros serão monitorizadas com recurso a um banco de potência – presente nas provas – além de que o regulamento promove a utilização de peças originais, para assegurar igualmente custos baixos. “Apontamos para um investimento inicial que ronda os 3 mil euros para aquisição do carro, ao qual se junta o kit de troféu, que tem um preço de €1.750 + IVA, Bilstein B8 shock absorber kit e o equipamento de segurança obrigatório como baquet, cintos e extintor”, avança o mentor e organizador, André Marques, que remata ainda que “existe ainda a possibilidade de conseguir reduzir o investimento através da aquisição de viaturas no estrangeiro. Iremos auxiliar os participantes nesse aspecto, bastando apenas que manifestem o seu interesse no website”.

Para 2018 está prevista uma prova de teste no Circuito de Braga em Dezembro. O arranque oficial do Troféu C1 será em 2019, com um calendário que contará com provas de 6 horas nos três circuitos permanentes (Braga, Estoril e Portimão) em datas a anunciar: “Tratando-se de provas de endurance, e como as equipas podem ser constituídas por três a seis pilotos por carro, para diluir custos, estimamos que numa primeira época – que inclui compra e preparação do carro – o investimento de cada piloto irá rondar os 2 a 4 mil euros para toda a época”, afirma Marques.

Existe também a opção do sistema Arrive&Drive, que é como chegar a uma agência de viagens e comprar um pacote… não de férias, antes de corridas. A organização fica com a responsabilidade de ceder um Citroen C1 pronto a correr, consumíveis (pneus, gasolina, travões, lubrificantes), assistência técnica, inscrição na corrida, transporte e assessoria administrativa. Paralelamente, e como este troféu pretende também ser um patamar para a estreia em competição de pilotos, em cada jornada, haverá tutores de condução (pilotos com palmarés) para orientar os mais inexperientes, quer nas técnicas de pilotagem, quer no comportamento em pista, reduzindo assim o handicap em relação aos mais experientes.

Contudo, o lado didáctico não se fica por aqui, já que, para promover uma competição justa e equilibrada em pista, será imposto um sistema por pontos – tipo carta de condução – com comportamentos antidesportivos penalizados com perda de pontos. E para que as regras sejam iguais para todos, os pilotos que queiram participar no Troféu C1 terão de se submeter a um exame sobre regras e boas práticas. Poderá consultar todos os detalhes do Troféu C1 Learn&Drive assim como manifestar o interesse em participar no website www.trofeuc1.com