Golpe de teatro decide triunfo na Sardenha!
19 Junho 2019 - José Soares da Costa

O Rali da Sardenha foi palco de um “golpe de teatro” na derradeira classificativa: com uma vitória praticamente certa após um desempenho notável, Ott Tanak perdeu o triunfo devido a problemas na direcção assistida do Toyota Yaris WRC. Dani Sordo estava no sitio certo, à hora certa, somando mais um triunfo na sua longa carreira no WRC. Teemu Suninen foi uma das surpresas da prova, ao garantir o 2º lugar para a M-Sport, enquanto Andreas Mikkelsen regressou aos bons resultados, com o 3º lugar e a vitória no Power Stage.

O 1ª etapa do Rali da Sardenha iniciou-se com um surpreendente Teemu Suninen na liderança da prova, posição que acabaria por ceder após um pião. Quem beneficiou com o azar alheio foi Jari-Matti Latvala, que saltou para a liderança da prova italiana. Atrás de si seguia o seu colega de equipa Ott Tanak, que apesar de ser um dos primeiros na estrada, demonstrava um bom ritmo e pressionava Latvala. Durante a tarde, o piloto finlandês viria a capotar no primeiro troço, a que se juntou ainda uma saida de estrada na última classificativa do dia, fruto de uma falha na direcção assistida. Tanak saltou para a liderança, mas seria o Hyundai de Dani Sordo a terminar o dia na liderança, fruto da sua melhor posição de partida. Teemu Suninen era o melhor entre os Ford Fiesta WRC, na 2ª posição, enquanto Tanak desceu para o último degrau do pódio. Destaque ainda para o desaire de Sébastien Ogier, que ficou pelo caminho ainda nesta etapa, após um violento toque numa pedra que danificou a suspensão do Citroen C3 WRC.  Thierry Neuville também não teve vida fácil, sofrendo com as escolhas erradas de pneus.

Na 2ª etapa do Rali da Sardenha, Ott Tanak fez um assalto à liderança da prova, consumando a ascensão à liderança na 3ª classificativa do dia. Com um bom desempenho, mas sem argumentos para discutir o triunfo, Dani Sordo desceu à 2ª posição, terminando o dia com 25.9 segundos de desvantagem relativamente ao piloto da Toyota Gazoo Racing. O mesmo destino teve Teemu Suninen, que encontrava-se agora na 3ª posição, a 42.9 segundos da liderança da prova. Thierry Neuville mantinha o calvário vivido ao longo da 1ª etapa, não conseguindo acompanhar o ritmo imposto pelos seus colegas de equipa. O piloto belga terminou o dia na 6ª posição, a mais de 2 minutos do líder.

A última etapa viria a ditar o vencedor do Rali da Sardenha: impondo um ritmo notável ao longo da prova, Ott Tanak tinha tudo encaminhado para mais um triunfo em 2019. No entanto, problemas no Power Stage com a direcção assistida do Toyota Yaris WRC (o mesmo problema que já havia surgido no Yaris de Latvala) entregaram o triunfo ao espanhol Dani Sordo. Perdendo mais de um minuto com este problema, Ott Tanak viria a terminar apenas na 5ª posição. Um duro golpe que volta a confirmar um velho ditado da competição automóvel: as corridas apenas terminam após a passagem pela linha de chegada. Com este desaire, Teemu Suninen também ascendeu na classificação geral, terminando na 2ª posição. Por sua vez, Andreas Mikkelsen foi o 3º classificado, somando também os pontos relativos ao triunfo no Power Stage. No WRC2 Pro, Kalle Rovanpera sagrou-se vencedor, enquanto Pierre-Louis Loubet conquistou o seu 2º triunfo no WRC2.