Michelisz conquista Taça Mundial em Sepang
Norbert Michelisz conquistou pela primeira vez a Taça Mundial de Carros de Turismo, após uma animada jornada disputada no complicado traçado de Sepang, na Malásia. Se tudo corria de feição ao piloto húngaro na 1ª prova graças a uma vitória tranquila, Esteban Guerrieri dominou a 2ª corrida do programa. Na derradeira prova, Michelisz beneficiou de um toque em Guerrieri para confirmar a sua 1ª conquista internacional.
Conquistando a pole position para a 1ª e 3ª corrida disputadas em Sepang, Norbert Michelisz parecia encaminhado para a conquista da sua 1ª Taça Mundial de Carros de Turismo. Na 1ª corrida do programa, “Norbi” arrancou da 1ª posição e com uma acertada escolha de pneus secos, controlou o andamento dos seus rivais, dominou a seu belo prazer e conquistou uma importante vitória. O pódio ficou completo com o Cupra de Aurelien Panis e o Hyundai de Gabriele Tarquini. Esteban Guerrieri foi o 4º classificado. No entanto, apesar deste bom momento de forma, a tarefa do piloto húngaro tornou-se particularmente complicada nas corridas que se seguiram.
Na 2ª prova, com a grelha invertida, uma pista inundada e vários concorrentes com pneus secos, a incerteza foi a nota dominante ao longo da 1ª volta. Esteban Guerrieri galgou diversas posições e ascendeu à liderança da prova. Em contrapartida, vários pilotos saíram de pista, com particular destaque para o desentendimento entre Yvan Muller e Nicky Catsburg: sem aderência numa das travagens, o piloto holandês seguiu em direcção à gravilha e tocou violentamente no Lynk&Co do piloto francês. Ao regressar à pista, Catsburg viu o seu Hyundai incendiar-se mesmo à frente do seu colega de equipa, “Norbi” Michelisz.
Com este cenário em pista, a corrida foi interrompida. Após praticamente uma hora, a corrida foi novamente retomada, com as posições do segundo sector da 1ª volta (último sector cumprido, segundo os regulamentos do WTCR). Nestor Girolami era o líder, com Esteban Guerrieri imediatamente atrás. Como seria expectável, o piloto argentino rapidamente ultrapassou o seu colega de equipa, ascendendo então à liderança. No entanto, o piloto da Honda teve ainda que lidar com o Cupra de Mikel Azcona, tendo a entrada do Safety Car à 10ª volta sido vital para confirmar este triunfo. O Volkswagen Golf GTI TCR de Johan Kristoffersson completou o pódio e Norbert Michelisz não foi além da 8ª posição, atrás de um competitivo Yann Ehrlacher.
Com 10 pontos a separarem Norbert Michelisz e Esteban Guerrieri na derradeira prova desta jornada, com os dois pilotos a partirem lado a lado na grelha, tudo estava por decidir. Guerrieri rapidamente suplantou Michelisz na partida, com Norbi a descer até à 4ª posição, atrás do Cupra de Azcona e do VW de Kristoffersson. Com as posições a serem disputadas no limite, Azcona viria a ter um papel decisivo na luta pelo título, fruto de um toque no Honda de Guerrieri. O piloto argentino foi à relva, viu as entradas de ar do Honda ficarem bloqueadas, com o motor nipónico a sobreaquecer como consequência deste percalço. Com duas passagens pelas boxes para tentar resolver o problema, o piloto da Honda afundou-se na classificação geral.
Sem qualquer motivo para correr riscos desnecessários, Norbert Michelisz baixou o ritmo e levou o Hyundai até à 5ª posição. À sua frente, Kristoffersson discutia a vitória com Mikel Azcona, tendo o piloto sueco ultrapassado o seu rival espanhol para conquistar a sua 1ª vitória em Sepang. Kevin Ceccon completou o pódio da última prova da temporada de 2019. Se no Campeonato de Pilotos Norbert Michelisz sagrou-se vencedor, entre as equipas a estreante Cyan Racing Lynk&Co levou a melhor sobre as suas rivais.