Ott Tanak dominante no Rali da Suécia
Após o furo que comprometeu o seu resultado em Monte Carlo, Ott Tanak “vingou-se” no Rali da Suécia. O rápido piloto estónio demonstrou um ritmo avassalador que o levou a um triunfo certo. Teemu Suninen chegou a discutir a liderança, mas acabaria por abandonar prematuramente. Esapekka Lappi salvou as cores da Citroen, com a 2º posição, enquanto Thierry Neuville reduziu os “estragos” na luta pelo título com o 3º lugar alcançado.
A 1ª etapa do Rali da Suécia foi palco de uma surpresa na tabela classificativa: Teemu Suninen tirou o melhor proveito da sua posição de partida, imprimiu um andamento consistente ao volante do Ford Fiesta WRC e terminou o dia na 1ª posição. Por sua vez, Ott Tanak levou o Toyota Yaris WRC à liderança durante a manhã, mas acabaria por ser prejudicado pela ausência de neve nas classificativas da tarde, quedando-se pela 2ª posição a 2 segundos de distância de Suninen. Andreas Mikkelsen terminou a etapa na 3ª posição, a 17.8 segundos do líder, sendo o melhor representante da Hyundai até este momento. Esapekka Lappi, 5º classificado, era o único representante da Citroen: um toque de Sébastien Ogier num banco de neve acabaria por ditar a sua desistência.
Durante a 2ª etapa da prova sueca, Ott Tanak e Teemu Suninen discutiram entre si a liderança da prova. Mas o jovem piloto da M-Sport acabaria por efectuar dois piões e abandonar a prova, deixando Tanak com uma liderança confortável. Esapekka Lappi acabaria por ascender à 2ª posição na derradeira classificativa do dia, terminando a etapa a 54.5 segundos do seu antigo colega de equipa. Já Andreas Mikkelsen manteve-se na 3ª posição, apesar do ataque de Lappi durante as classificativas da tarde. Ainda no campo da Hyundai, apesar de protagonizar mais um pião nesta prova, Thierry Neuville ocupava a 4ª posição neste altura.
O domínio avassalador de Tanak foi confirmado na derradeira etapa do Rali da Suécia, onde juntou a vitória no Power Stage ao triunfo na prova sueca. À semelhança da 2ª etapa, Esapekka Lappi levou as cores da Citroen até ao degrau intermédio do pódio, batendo o Hyundai i20 WRC de Thierry Neuville, 3º classificado no final do rali. Destaque ainda para Sébastien Ogier, cujo abandono na sexta feira comprometeu o seu resultado: o actual Campeão do Mundo saiu da Suécia com apenas 2 pontos “no bolso”. Kris Meeke, Jari-Matti Latvala e Sébastien Loeb destacaram-se também, pela negativa, não demonstrando o seu real valor nas traiçoeiras classificativas suecas. Relativamente ao WRC2 Pro, Mads Ostberg levou o Citroen C3 R5 ao triunfo apesar de diversas dificuldades de afinação. No WRC2, Ole Christian Veiby colocou o Volkswagen Polo GTI R5 no lugar mais alto do pódio.