Tanak bate concorrência na “batalha lusitana”
3 Junho 2019 - José Soares da Costa

Pela primeira vez na sua carreira, o jovem estónio Ott Tanak triunfou no Vodafone Rally de Portugal. O piloto da Toyota Gazoo Racing ditou o ritmo ao longo da prova portuguesa, confirmando a rapidez dos Yaris WRC em pisos de terra. Numa prova marcada por diversos contratempos, Thierry Neuville e Sébastien Ogier beneficiaram dos azares alheios para subirem na classificação geral, terminando nos degraus intermédios do pódio. Relativamente às contas nacionais, Armindo Araújo foi o melhor piloto português em prova e somou mais um triunfo no Campeonato de Portugal de Ralis.

O arranque do Vodafone Rally de Portugal ficou marcado pelo desempenho de Dani Sordo, primeiro líder da prova ao volante do Hyundai i20 WRC. No entanto, perante o vasto público espanhol sempre presente em Portugal, o veterano piloto acabou por sofrer um problema de pressão de combustível na viatura coreana. Sébastien Loeb, seu colega de equipa, sofreu também o mesmo problema, fruto das elevadas temperaturas que se fizeram sentir ao longo do 1º dia de prova. Com estes percalços, os Toyota Yaris WRC passaram a ditar o ritmo, com Ott Tanak a liderar a armada japonesa nas duras classificativas portuguesas. Apesar de ter atacado durante fase final da 1ª etapa, Tanak conseguiu apenas distanciar-se 17.3 segundos de Jari-Matti Latvala e 22.8 segundos de Kris Meeke. Thierry Neuville, em Hyundai e Sébastien Ogier, com a dura tarefa de “limpar a estrada” com o Citroen C3 WRC, eram os 4º e 5º classificados respectivamente, a escassos 1.6 segundos de distância entre si. Destaque ainda para Elfyn Evans, vítima de um problema na ligação do cabo do acelerador que o afundou na classificação geral.

Na 2ª etapa da prova portuguesa, Ott Tanak manteve a sua liderança, apesar de um percalço que diminuiu a vantagem relativamente aos seus adversários directos. Um pião em Amarante fê-lo perder bastante tempo, terminando o dia apenas com 4.3 segundos e 9.2 segundos de vantagem sobre Kris Meeke e Thierry Neuville respectivamente. Por sua vez, Jari-Matti Latvala foi obrigado a abandonar com problemas no Yaris WRC: uma pancada violenta na 1ª classificativa da tarde destruiu um amortecedor da viatura japonesa. Na 4ª posição encontrava-se Sébastien Ogier, que se encontrava a 21 segundos dos líderes da prova. Carregando peso extra devido à escolha de 6 pneus para a secção da tarde, Ogier e o C3 WRC não apresentavam o ritmo necessário para bater a dupla Neuville/Hyundai. O seu colega de equipa, Esapekka Lappi, era agora o 5º classificado, imediatamente à frente de Teemu Suninen, o melhor representante da M-Sport.

A derradeira etapa do Vodafone Rally de Portugal confirmou o triunfo de Ott Tanak, após uma brilhante exibição. No entanto, nem tudo foi um mar de rosas para as cores da Toyota: no Power Stage em Fafe, Kris Meeke deu um toque numa pedra no interior de uma curva e abriu a direcção do Yaris WRC, sendo obrigado a desistir a poucos quilómetros do final da prova. Num ápice, a Toyota perdia uma dobradinha certa, entregando a 2ª posição ao belga Thierry Neuville. Sébastien Ogier foi também beneficiado, agregando os 5 pontos da vitória no Power Stage à 3ª posição na classificação geral. Apesar de ter perdido pontos relativamente aos seus adversários directos, Ogier permanece na liderança do campeonato de Pilotos com apenas 2 pontos de vantagem relativamente a Tanak. Teemu Suninen foi o melhor representante da M-Sport em Portugal, com a 5ª posição alcançada. Destaque ainda para o capotanço do Citroen C3 WRC de Esapekka Lappi na 1ª passagem por Montim, o acidente de Gus Greensmith no salto da Pedra Sentada em Fafe (provocado por um braço da direcção partido) e o toque de Sébastien Loeb no PowerStage, que danificou a suspensão traseira esquerda do i20 WRC. Quanto às restantes categorias em prova, Kalle Rovanpera sagrou-se vencedor no WRC2 Pro e Pierre Louis Loubet levou a melhor no WRC2. Relativamente ao Campeonato de Portugal de Ralis, Armindo Araújo levou a melhor relativamente ao algarvio Ricardo Teodósio, que permanece na liderança da tabela classificativa.