Volkswagen focada nas competições eléctricas
25 Novembro 2019 - José Soares da Costa

A estratégia da Volkswagen  Motorsport irá sofrer alterações, focando-se de agora em diante na mobilidade eléctrica. O ênfase na competição automóvel eléctrica terá consequências imediatas: a marca germânica não voltará a ter qualquer programa de fábrica que recorra a motores de combustão interna. Enquanto o Volkswagen Polo GTI R5 permanecerá em desenvolvimento, exclusivamente para clientes privados, o Golf GTI TCR não sofrerá actualizações após o final de 2019.

Segundo Sven Smeets, director da Volkswagen Motorsport, o construtor germânico pretende disponibilizar novos produtos eléctricos focados na competição automóvel, recorrendo para isso à gama ID e aos desenvolvimentos tecnológicos oriundos do programa ID.R. Desta forma, os programas de fábrica da Volkswagen para a competição automóvel irão centrar-se a partir de agora na mobilidade eléctrica, sendo também disponibilizados a clientes privados.

Como consequência desta mudança de rumo da Volkswagen Motorsport, os actuais programas desportivos da marca serão profundamente afectados. O Volkswagen Golf GTI TCR, actualmente utilizado pela Sébastien Loeb Racing no WTCR, não terá qualquer sucessor. Muito embora a produção do Golf GTI TCR seja encerrada no final de 2019, o suporte disponibilizado a clientes privados permanecerá em vigor durante um período temporal alargado. Relativamente ao Volkswagen Polo GTI R5, permanecerá em produção para clientes privados, estando previsto o fornecimento de actualizações e suporte continuado.