Zandvoort de regresso à F1 em 2020
14 Maio 2019 - José Soares da Costa

Após mais de 30 anos de ausência, o traçado de Zandvoort irá acolher novamente o Grande Prémio da Holanda, em 2020. O acordo, recentemente assinado entre a Fórmula 1 e o consórcio composto pela SportVibes, TIG Sports e o circuito de Zandvoort, prevê a organização da prova holandesa até à temporada de 2022. A Heikenen, um dos parceiros globais da Fórmula 1, será o patrocinador principal do evento.

Localizado junto à cidade de Amsterdão, a proximidade do mar e as dunas que ladeiam o traçado holandês são a imagem de marca do evento. Com uma rica e longa história na Fórmula 1, Zanvoort irá ser palco de uma profunda renovação de forma a cumprir os requisitos necessários para acolher uma prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Entre os principais pontos de intervenção, destaque para a renovação da pista e das suas principais infraestruturas.

O 1º Grande Prémio da Holanda foi disputado em 1952, o qual foi ganho pelo virtuoso italiano Alberto Ascari, ao volante de um Ferrari. Jim Clark é o totalista do traçado holandês, tendo conquistado quatro vitórias. A última edição pontuável para o Campeonato do Mundo de Fórmula foi disputada em 1985. Com este regresso, 2020 marcará o 31º Grande Prémio da Holanda da história da Fórmula 1.