Lewis Hamilton iguala Michael Schumacher!
18 Novembro 2020 - José Soares da Costa

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Turquia e conquistou o seu 7º título de Pilotos, igualando o feito de Michael Schumacher. Numa prova marcada pela chuva e parca aderência, o piloto britânico protagonizou uma exibição de luxo, garantindo um triunfo no qual poucos apostariam. Sérgio Pérez e Sebastian Vettel completaram o pódio em Istanbul, após um percalço de Charles Leclerc na derradeira volta.

Numa jornada onde o asfalto de Istanbul Park foi protagonista, fruto da sua reduzida aderência, a presença da chuva tornou tudo ainda mais complicado. Com Lance Stroll a partir da pole-position e Max Verstappen a seu lado, tudo era possível no arranque do Grande Prémio da Turquia. E assim se confirmou, com o piloto canadiano a manter a liderança após os metros iniciais e Verstappen a efectuar um péssimo arranque, no lado sujo da pista. Mais atrás, Valtteri Bottas e Esteban Ocon efectuavam um pião na 1ª curva, Sebastian Vettel “galgava” posição atrás de posição e Lewis Hamilton ocupava o 6º lugar.

Com o decorrer da prova e o gradual aumento de aderência, as equipas equacionavam a mudança para pneus intermédios. Charles Leclerc foi o primeiro piloto a arriscar por essa opção à 6ª volta, tendo as restantes equipadas seguido o exemplo da Ferrari. Enquanto isso, Lewis Hamilton ia ganhando terreno relativamente a Sebastian Vettel, Alex Albon e aos dois pilotos da Racing Point. À 33ª volta, Vettel ruma às boxes para montar pneus intermédios, tendo Hamilton ascendido à 4ª posição. Ainda na mesma volta, Albon efectua um pião e o piloto da Mercedes sobe ao 3º lugar, a 8 segundos da liderança da prova. Lance Stroll pára nas boxes à 36ª volta e uma volta depois, Hamilton consuma a ultrapassagem a Sérgio Pérez, alcançando a 1ª posição.

Com a promessa de chuva para as derradeiras voltas do Grande Prémio da Turquia, Hamilton forçou o ritmo de modo a garantir uma confortável vantagem, que lhe permitiria parar nas boxes sem perder a liderança. No entanto, a durabilidade dos pneus intermédios (montados na 8ª volta!) era agora a principal preocupação dos engenheiros das Mercedes. Demonstrando uma assinalável maturidade, Hamilton optou por não manter-se em pista até ao final do Grande Prémio: o seu incidente no Grande Prémio da China, em 2007, veio à sua memória. A prometida chuva acabaria por não surgir, pelo que Lewis Hamilton sagrou-se vencedor do Grande Prémio da Turquia, somando mais um feito notável no seu vasto currículo: heptacampeão do Mundo de Fórmula 1. Um registo que o coloca lado a lado com outra lenda da Fórmula 1, Michael Schumacher.

Atrás do piloto inglês, a luta pelo degrau intermédio do pódio era bastante intensa. Com pneus mais frescos e numa altura em que ocupava a 3ª posição, Charles Leclerc tentou suplantar Sérgio Pérez na derradeira volta do Grande Prémio. No entanto, uma travagem falhada acabaria por atirar o piloto monegasco para a 4ª posição, atrás de Pérez e do seu companheiro de equipa na Ferrari, Sebastian Vettel. Carlos Sainz, em McLaren, foi o 5º classificado, suplantando os Red Bull de Max Verstappen e Alex Albon. Lando Norris, em McLaren, terminou na posição seguinte, 8º, enquanto Lance Stroll, em Racing Point e Daniel Ricciardo, em Renault, ocuparam as últimas posições pontuáveis na Turquia.