Valtteri Bottas triunfa no caos austríaco
O finlandês Valtteri Bottas sagrou-se vencedor do Grande Prémio da Áustria, 1ª prova desta temporada da Fórmula 1. Com um fase final imprópria para cardíacos, repleta de surpresas e incertezas, dois nomes superiorizaram-se relativamente aos demais pilotos: Charles Leclerc e Lando Norris. Beneficiando de uma melhor estratégia de pneus e uma penalização atribuída a Lewis Hamilton, os jovens “lobos” completaram inesperadamente o pódio em Spielberg.
Após uma qualificação onde os Mercedes W11 dominaram em toda a linha, todos apostavam num dobradinha fácil para os “Flechas de Prata”. No entanto, tanto Valtteri Bottas como Lewis Hamilton não tiveram vida fácil na Áustria. Valtteri Bottas partiu da pole position e o real andamento do W11 ficou imediatamente visível quando o piloto finlandês rapidamente dilatou a vantagem relativamente aos seus adversários. Quanto a Lewis Hamilton, partiu para este Grande Prémio com uma penalização de 3 lugares (largando do 5º lugar), após não ter respeitado as bandeiras amarelas após a saída de estrada de Bottas no Q3.
Max Verstappen partiu assim da 2ª posição, mas foi incapaz de se manter na perseguição de Valtteri Bottas. À 11ª volta, tudo piorou: problemas eléctricos no seu Red Bull forçaram-no a abandonar prematuramente. Lewis Hamilton ascendeu assim à 2ª posição, após ter suplantado o Racing Point de Sérgio Pérez e o McLaren de Lando Norris. À 26ª volta, Kevin Magnussen sofreu um problema no disco de travão dianteiro, sendo forçado a efectuar um pião para evitar o embate nas barreiras de protecção. O Safety Car foi chamado a intervir, tendo o pelotão aproveitado a ocasião para rumar às boxes para as trocas de pneus.
No recomeço, os Mercedes viram-se forçados a gerir o seu andamento, evitando os correctores: as passagens por estes elementos estavam a provocar danos nos sensores das caixas de velocidades dos W11. Numa corrida à parte, os dois Mercedes ignoravam as ordens de equipa e discutiam entre si o triunfo em Spielberg. No entanto, à 48ª volta, George Russell parou em pista com problemas na unidade de potência germânica, levando a nova entrada do Safety Car. Alex Albon, Lando Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz rumavam às boxes para troca de pneus: macios para Albon, médios para os restantes pilotos.
O trio da frente era agora composto por Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Sérgio Pérez. Com a prova prestes a recomeçar, novo percalço: Kimi Raikkonen perdeu a roda dianteira direita na última curva do traçado austríaco, forçando a mais uma situação de Safety Car. Durante o curto período de bandeiras verdes, Alex Albon já havia ultrapassado Sérgio Pérez, ascendendo à 3ª posição. No recomeço da prova, o jovem piloto ultrapassou Lewis Hamilton por fora, tendo o piloto britânico dado um toque no Red Bull. O pião de Albon foi inevitável, descendo até à penúltima posição e Hamilton viu-se penalizado em 5 segundos.
Enquanto isso, Charles Leclerc ultrapassou Lando Norris e Sérgio Pérez e encontrava-se agora na 3ª posição, ascendendo ao 2º lugar no final do Grande Prémio fruto da penalização atribuída a Hamilton. Atrás de si, Lando Norris forçou a ultrapassagem a Sérgio Pérez, subindo à 4ª posição…que poderia transformar-se num 3º posto! Com uma volta final sublime, onde rubricou a melhor volta da corrida, Norris terminou dentro dos 5 segundos de penalização de Lewis Hamilton (mais concretamente, 4.8 segundos), ascendendo desta forma ao lugar mais baixo do pódio.
Lewis Hamilton foi apenas o 4º classificado, numa prova onde o seu companheiro de equipa foi superior e conquistou a primeira vitória da temporada. Destaque ainda para as dificuldades sentidas por Bottas: os crescentes (e críticos) problemas com os sensores da caixa de velocidades do Mercedes durante a fase final da prova forçaram-no a uma gestão bastante cautelosa da sua prova. Relativamente aos restantes pilotos do Top-10, Pierre Gasly (Alpha Tauri) foi o 5º classificado, imediatamente à frente do Renault de Esteban Ocon e do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi. Sebastian Vettel completou o lote de posições pontuáveis, após uma prova desinspirada: incapaz de acompanhar o ritmo de Leclerc, o piloto alemão viu-se ainda envolvido num toque com Carlos Sainz à 31ª volta.