9X8: O novo Hypercar da Peugeot Sport
6 Julho 2021 - José Soares da Costa

A Peugeot Sport desvendou o seu novo Hypercar, o Peugeot 9X8, com o qual irá efectuar o seu regresso competitivo ao Campeonato do Mundo de Endurance na temporada de 2022. Equipado com uma unidade de potência híbrida e um sistema de 4 rodas motrizes, a nova “arma” da Peugeot Sport introduz também um novo conceito aerodinâmico, onde dispensa a utilização de uma asa traseira.

O Peugeot 9X8 foi inspirado pela nova visão da marca de Sochaux, designada de Neo-Performance, segunda a qual pretendo conciliar o pedigree desportivo, a excelência estilística e o know-how tecnológico, elementos que inevitavelmente transitarão para as viaturas de estrada. O trabalho de desenvolvimento efectuado foi encabeçado por Olivier Jansonnie, responsável máximo da Peugeot Sport e Matthias Hossann, líder do departamento de design da marca francesa.

O novo Peugeot 9X8 foi desenvolvido segundo os regulamentos da categoria Le Mans Hypercar (LMH), a qual fornece uma maior flexibilidade no desenvolvimento aerodinâmico das viaturas, permitindo a adopção de soluções radicais desde que estas não ultrapassem o limite máximo de carga aerodinâmica estipulado. Segundo Jean-Marc Finot, director da Stellantis Motorsport, apenas um dispositivo aerodinâmico ajustável é permitido pelos regulamentos delineados pela FIA e ACO, sem que seja mencionada a sua localização em concreto.

Recorrendo a estudos exaustivos e inúmeras simulações aerodinâmicas, a equipa da Peugeot Sport atingiu a eficiência aerodinâmica pretendida, dispensando a utilização de uma asa traseira. Ainda no capítulo estético, destaque para a presença da já tradicional assinatura visual da Peugeot na elaborada iluminação dianteira e traseira. Relativamente ao interior do 9X8, o Peugeot i-Cockpit também marcará presença, embora devidamente adaptado às exigências da competição automóvel.

Relativamente ao motor de combustão interna escolhido, o Peugeot 9X8 recorrerá a um motor V6 biturbo com 2.6 litros de cilindrada, cuja potência rondará os 680 cavalos. Para além disso, o 9X8 contará também com uma unidade motor-gerador montada no eixo dianteiro, capaz de atingir de 268 cavalos de potência, bem como uma bateria de 900V desenvolvida pela Saft e uma caixa sequencial de 7 velocidades. Quanto ao line-up que irá competir ao volante do Peugeot 9X8, Kevin Magnussen, Loic Duval, Mikkel Jensen, Paul di Resta, Gustavo Menezes, James Rossiter e Jean-Eric Vergne são os nomes confirmados até ao momento.