Elfyn Evans vence Vodafone Rally de Portugal!
Elfyn Evans, em Toyota Yaris WRC, foi o melhor na edição de 2021 da prova do Automóvel Club de Portugal, pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis. Foi o piloto galês quem mais capitalizou no erro de Thierry Neuville, quando liderava na penúltima classificativa da 1ª etapa e no problema técnico de Ott Tänak na penúltima classificativa da 2ª etapa, situações essas que forçaram ambos os pilotos da Hyundai à desistência.
Tratou-se de uma prova consistente de Evans que, se beneficiou dos erros e azares alheios, protagonizou também uma exibição rápida e isenta de percalços, para conquistar a 4ª vitória da carreira no WRC e deixar a promessa de que, aos 32 anos, ainda se vai certamente poder contar com ele para futuras discussões dos títulos. Deixou outra prova do seu valor quando, pressionado pelo mais experiente Dani Sordo no único Hyundai oficial, dilatou a vantagem sobre o piloto espanhol de 10.7 segundos para 20.3 segundos.
Este triunfo em Portugal tratou-se de uma redenção relativamente à anterior prova do WRC, o Rali da Croácia, no qual um erro na última curva da prova o fez desperdiçar os 3.9 segundos de vantagem que detinha sobre Ogier, perdendo a prova para o francês por apenas quatro décimos.
Relativamente à Hyundai, o Vodafone Rally de Portugal só não constituiu maior desilusão para a marca coreana devido ao 2º lugar de Dani Sordo (que estreava o compatriota Borja Rozada nas funções de navegação), que ajudou a limitar os danos para a formação liderada por Andrea Adamo. O piloto espanhol poderia mesmo ter aspirado à vitória, mas dois erros condicionaram o seu resultado.
O 1º erro, na 1ª etapa, sucedeu-se quando liderava a prova desde a 2ª especial e era consistentemente o mais rápido na estrada. Ao deixar o i20 WRC ir abaixo e demorar demasiado tempo a voltar a ligá-lo, perdeu cerca de 13 segundos para Tänak, o então novo líder, e caiu para o 3º lugar, a 3 segundos de Elfyn Evans. O 2º erro deu-se na 1ª classificativa de Domingo, quando perdeu mais de 9 segundos para o galês. Apesar dos 5.7 segundos ganhos na Super Especial Porto-Foz, a última classificativa de Sábado, a luta pela vitória esfumou-se no arranque da derradeira etapa da prova portuguesa.
Muito limitado por ser o 1º na estrada no 1º dia, Sébastien Ogier sabia que dificilmente poderia aspirar à vitória. Assim, o 3º lugar acabou por ser um prémio provavelmente ainda melhor do que aquele a que, em circunstâncias normais, poderia aspirar. E se o pódio foi bom, melhores foram os 3 pontos conquistados na Power Stage, que lhe permitiram desempatar com Evans e sair de Portugal ainda na liderança isolada que trazia à partida nas contas do Campeonato do Mundo.
O 4º classificado foi Takamoto Katsuta, uma das boas surpresas da prova portuguesa. O piloto nipónico revelou grande consistência e igual rapidez, numa evolução notável para a qual se destaca o contributo de Daniel Barritt no banco do lado direito. Completou também a excelente operação da Toyota para as contas do Campeonato de Construtores, com a marca nipónica a colocar 3 Yaris WRC nas 4 primeiras posições.
No que concerne a britânica M-Sport, Adrien Fourmaux e Gus Greensmith discutiram entre si a 5ª posição da classificação geral, tendo Greensmith conquistado a posição no antepenúltimo troço do rali. Quanto ao Power Stage, Ott Tänak, sem pneus sobressalentes contra um do seu colega de equipa Thierry Neuville (23 kg a menos), conseguiu ser 1.6 segundos mais rápido. Deste modo, se Tänak garantiu os 5 pontos, o piloto belga levou para casa 4 pontos e ambos limitaram os danos provocados pelas desventuras dos dias anteriores. Ogier foi o 3º mais rápido, na frente dos colegas de equipa Kalle Rovanperä e Elfyn Evans.
Nas categorias de suporte, Esapekka Lappi triunfou no WRC2, Kajetan Kajetanowicz levou a melhor no WRC3 e Sesks Martins sagrou-se vencedor no Junior WRC. No Campeonato de Portugal de Ralis, Armindo Araújo bateu Bernardo Sousa na luta pela vitória e sagrou-se também o melhor piloto português em prova. Por fim, na Peugeot Rally Cup Ibérica, Alejandro Cachón bateu a forte concorrência inscrita.
De destacar ainda que Elfyn Evans é o 6º vencedor diferente nas últimas 6 edições do Vodafone Rally de Portugal, depois Jari-Matti Latvala (2015), Kris Meeke (2016), Sébastien Ogier (2017), Thierry Neuville (2018) e Ott Tänak (2019). Recorde-se também que, no ano passado, a prova portuguesa do WRC não se disputou, devido à situação pandémica de COVID-19. O Campeonato do Mundo de Ralis prossegue na Sardenha, 5ª ronda de 2021, que se disputa de 3 a 6 de Junho.