Equipas revelam “armas” para nova temporada
24 Fevereiro 2021 - José Soares da Costa

AlphaTauri, Alfa Romeo e Red Bull protagonizaram as mais recentes apresentações no seio da Fórmula 1. Com objectivos distintos entre si e um conjunto de actualizações de relevo nos seus monolugares, estas formações estabelecem a melhoria dos resultados obtidos em 2020 como a principal meta para a temporada de 2021.

Das 3 equipas mencionadas, a AlphaTauri foi a 1ª equipa a revelar o seu novo monolugar, o AT02. Com um esquema cromático renovado, a última aposta vinda de Faenza apresenta actualizações ao nível do fundo plano (redução da área total na secção traseira), difusor e condutas de ar dos travões traseiros.

A célula de sobrevivência, caixa de velocidades e suspensão traseira do AT02 transitam do anterior AT01. A equipa italiana utilizou alguns “tokens” para actualizar a secção dianteira do monolugar, com particular destaque para a aerodinâmica, onde adoptou algumas soluções apresentadas nos Red Bull RB16. O motor Honda foi também sujeito a actualizações.

Segundo Franz Tost, responsável máximo da AlphaTauri, o objectivo da equipa passa por liderar o segundo pelotão da Fórmula 1, após uma temporada onde lutaram com sucesso contra equipas como a McLaren, Renault e Racing Point. Pierre Gasly mantém-se na AlphaTauri, sendo agora acompanhado pelo japonês Yuki Tsunoda.

A Alfa Romeo foi a equipa seguinte, revelando a evolução do seu monolugar de 2020, denominada C41. Partilhando o chassis com a aposta da temporada passada, o novo C41 apresenta agora uma secção frontal com desenho renovado, um capot-motor de menores dimensões e sem o tradicional “shark fin” e uma asa traseira com estrutura de suporte modificada. Tal como os restantes monolugares, o fundo plano também foi sujeito a alterações nas suas dimensões, cumprindo com os novos regulamentos de 2021.

No entanto, a maior novidade reside no interior do monolugar italiano, com a introdução da nova evolução da unidade de potência Ferrari. O esquema cromático foi também revisto, invertendo as cores relativamente ao monolugar da temporada passada. Relativamente ao seu line-up, a Alfa Romeo mantém os seus pilotos de 2020, Kimi Raikkonen e António Giovinazzi.

A Red Bull foi a última novidade deste trio, com o novo RB16B a colocar a fasquia bastante elevada. Após uma temporada de 2020 onde não foi capaz de discutir os títulos com a Mercedes, a Red Bull espera regressar aos lugares cimeiros da tabela classificativa já em 2021. Na temporada de despedida da Honda, o novo RB16B terá como principal destaque a renovada unidade de potência nipónica, cuja introdução estava planeada apenas para 2022.

Sendo uma evolução do monolugar da temporada passada, o RB16B apresenta novidades no desenho da asa dianteira, “bargeboards”, e suspensão traseira. A secção traseira revela também um desenho mais compacto, fruto do maior entrosamento entre a Honda e a Red Bull. A decoração não apresenta qualquer novidade, para além da ausência dos logótipos da Aston Martin e presença do operador de telecomunicações Telcel. Relativamente ao line-up de pilotos, se Max Verstappen irá iniciar a sua 5ª temporada com a Red Bull, Sérgio Pérez entra para o lugar de Alex Albon, que passará a desempenhar as funções de piloto de reserva.