Kalle Rovanperä estreia-se nos triunfos no WRC!
Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem piloto a triunfar no Campeonato do Mundo de Ralis, batendo o recorde estabelecido por Jari-Matti Latvala…o seu actual patrão! Num Rali da Estónia marcado pelas impressionantes velocidades atingidas, o ás finlandês de apenas 20 anos demonstrou a consistência e rapidez necessárias para subir ao degrau mais alto do pódio. Craig Breen e Thierry Neuville completaram o pódio da 7ª prova desta temporada.
Sendo o principal protagonista das hostes da Toyota em solo estónio, Kalle Rovanperä teve na Hyundai o seu principal adversário. Durante o 1º dia de prova, Ott Tanak e o “regressado” Craig Breen repartiram os ataques colocados ao jovem finlandês. No entanto, Tanak acabaria por não conseguir evitar uma saída de estrada, sofrendo dois furos. Já Breen, sem ritmo para acompanhar o “voador” Rovanperä, limitou-se a gerir a sua vantagem relativamente aos demais pilotos, de modo a garantir a conquista da 2ª posição no final desta desafiante prova.
No que concerne o degrau mais baixo do pódio, o Rali da Estónia proporcionou um interessante duelo entre Sébastien Ogier e Thierry Neuville. Apesar de ter furado durante a 1ª etapa, os ataques de Neuville ao longo da prova culminaram na ascensão à 3ª posição. Nem mesmo uma penalização por atraso de 10 segundos, verificada na penúltima classificativa, hipotecou a conquista deste importante resultado. Por sua vez, Sébastien Ogier terminou no 4º lugar, batendo no entanto o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans, o principal adversário no Campeonato de Pilotos.
Teemu Suninen foi o melhor representante dos Ford Fiesta WRC da M-Sport, ao terminar na 6ª posição, imediatamente à frente de Pierre Louis Loubet. Quanto às categorias de suporte, se no WRC3, Alexey Lukyanuk sagrou-se vencedor apesar de um capotanço, já Andreas Mikkelsen beneficiou dos problemas de Mads Ostberg para alcançar o triunfo no WRC2.