M-Sport desvenda Puma Rally1
A M-Sport desvendou o seu novo Ford Puma Rally1, viatura com a qual irá competir na nova era do Campeonato do Mundo de Ralis. A estreia mundial da nova coqueluche britânica está agendada para a próxima edição do Goodwood Festival of Speed. Pela 1ª vez, um WRC produzido pela M-Sport contará com um propulsor híbrido plug-in, combinando o desempenho do motor a combustão interna com a eficiência de um motor eléctrico.
A nova aposta da M-Sport consolida a aposta da Ford na electrificação da sua gama de veículos até 2030. Deste modo, o novo Puma Rally1 recorre a um motor eléctrico de 100 kW e a uma bateria de 3.9 kWh, para além do já conhecido motor turbo comprimido a gasolina EcoBoost, com 1.6 litros de capacidade.
Para além de potenciar o desempenho do Puma Rally1 nas classificativas, a adopção de um propulsor híbrido plug-in tornará possível o cumprimento das ligações durante as provas recorrendo apenas a energia eléctrica. Para tal, este sistema híbrido (que pesará cerca de 95 kg) poderá ser carregado nos Parque de Assistência em cerca de 25 minutos. Para além disto, a partir de 2022 os novos Rally1 irão utilizar apenas combustíveis não-fósseis, 100% sustentáveis.
Paralelamente a esta revelação, a Ford e a M-Sport anunciaram também um novo acordo de 3 anos, prolongando a sua já longa parceria no Mundial de Ralis. A apresentação dinâmica do novo Ford Puma Rally1 está agendada para a próxima edição do Goodwood Festival of Speed, entre os dias 8 a 10 de Julho. Adrien Fourmaux e Matthew Wilson serão os pilotos de serviço ao longo do evento, assumindo também a responsabilidade de desenvolvimento e preparação para a temporada de 2022.