Max Verstappen assegura triunfo em Imola
20 Abril 2021 - José Soares da Costa

O jovem Max Verstappen conquistou a vitória no Grande Prémio de Emilia-Romagna, prova essa marcada pela presença da chuva, um erro inesperado de Lewis Hamilton e o aparatoso acidente protagonizado por Valtteri Bottas e George Russell. Com o resultado alcançado em Imola, Verstappen e Hamilton encontram-se separados por um ponto na classificação geral de Pilotos.

O Grande Prémio de Emilia-Romagna foi marcado por um elemento imprevisível: a chuva. A sua presença nos momentos anteriores à prova viria a apanhar alguns pilotos desprevenidos, onde se destaca o veterano Fernando Alonso. O piloto espanhol sofreu um toque no acesso à grelha de partida, danificando a asa dianteira do seu Alpine. Destaque ainda para os problemas de travões nos dois Aston Martin, que levaram a reparações de emergência durante a preparação para o Grande Prémio e obrigaram Sebastien Vettel a partir da via das boxes.

As peripécias continuaram durante a volta de aquecimento, com Charles Leclerc a efectuar um pião na curva Acqua Minerale. Apesar desta situação, o piloto monegasco não perdeu qualquer posição. Na partida para o Grande Prémio, Lewis Hamilton (o pole position em Imola) viu-se acossado pelos Red Bull de Sérgio Pérez e Max Verstappen. O piloto holandês viria a protagonizar o melhor arranque, obrigando Lewis Hamilton a atravessar os correctores da 1ª curva (a Chicane de Tamburello), manobra essa que acabaria por entregar a liderança ao piloto da Red Bull.

Com a asa dianteira danificada, Lewis Hamilton permaneceu em pista à frente do 3º classificado, Sérgio Pérez. No entanto, o piloto mexicano acabaria por ceder a posição ao Ferrari de Charles Leclerc, após um erro pouco habitual. No entanto, o Safety Car acabaria por ser chamado a intervir no decorrer da 1ª volta: Nicholas Latifi e Nikita Mazepin tocaram-se no acesso à Variante Alta, tendo o Williams do piloto canadiano embatido com violência nas barreiras de protecção do traçado italiano. O Safety Car permaneceu em pista até à 6ª volta, período durante o qual presenciou-se outro momento decisivo: Sérgio Pérez saiu de pista no acesso à curva Acqua Minerale, perdendo duas posições. No entanto, o mexicano retomou a sua posição original, uma manobra ilegal que teve como consequência um Stop&Go de 10 segundos.

Com o recomeço da prova, a chuva abrandou e a pista italiana começou a secar progressivamente. A principal dúvida residia no momento ideal para efectuar a paragem para montar pneus slick. À 20ª volta, Sebastian Vettel foi o 1º piloto piloto a montar pneus médios, tendo dado o mote para as restantes equipas e pilotos. Dos pilotos que rodavam nas posições cimeiras, Verstappen foi o 1º a parar à 27ª volta. Ao parar na volta seguinte, Hamilton aproveitou o maior ritmo do W12 para reduzir a diferença face a Verstappen. No entanto, tudo cairia por terra à 32ª volta, quando saiu de pista ao dobrar o Williams de George Russell. Para além de danificar a asa dianteira do Mercedes, Hamilton perdeu também bastante tempo no regresso à pista.

Apesar do infortúnio, Hamilton viria a beneficiar dos azares alheios para se manter na luta pelo triunfo. À 33ª volta, Valtteri Bottas e George Russell desentenderam-se na abordagem à Chicane de Tamburello, colidindo a alta velocidade. Apesar do aparatoso acidente e dos danos causados nos dois monolugares, os dois pilotos saíram ilesos. A organização de prova viu-se obrigada a mostrar a bandeira vermelha, interrompendo a prova para remoção dos destroços espalhados ao longo da pista. Após cerca de 25 minutos, a prova foi retomada atrás do Safety Car, com todos os pilotos na mesma volta.

Max Verstappen, que liderava a prova italiana até à interrupção, voltou a demonstrar o seu forte andamento, partindo rumo a um triunfo sem qualquer tipo de discussão. Atrás de si, Charles Leclerc perdia uma posição para o McLaren de Lando Norris, uma das sensações desta prova que contava agora com pneus macios. Enquanto isso, Lewis Hamilton ia galgando posição atrás de posição, com o objectivo de alcançar o pódio. Tal objectivo viria a ser conquistado à 60ª volta, após um brilhante duelo com Lando Norris. Verstappen era nesta altura inalcançável, mas ao rubricar a volta mais rápida da corrida, Lewis Hamilton somou um ponto decisivo para a manutenção da liderança do campeonato.

Com Verstappen, Hamilton e Norris a ocuparem o Top-3 em Imola, a Ferrari perdeu em “casa” um pódio perfeitamente alcançável. Charles Leclerc foi o 4º classificado, imediatamente à frente do seu companheiro de equipa, Carlos Sainz. Daniel Ricciardo terminou na 6ª posição, admitindo após a prova algumas dificuldades na adaptação ao McLaren que reflectiram-se no seu desempenho em pista. Lance Stroll levou a Aston Martin à 7ª posição, batendo o Alpha Tauri de Pierre Gasly. Kimi Raikkonen, em Alfa Romeo e Esteban Ocon, em Alpine, fecharam o Top-10 em Imola. No entanto, o piloto finlandês da Alfa Romeo acabaria por ser penalizado em 30 segundos após a prova, promovendo Fernando Alonso ao 10º lugar.