Ogier com vitória “in extremis” na Croácia
O estreante Rali da Croácia ficou marcado pela decisão do triunfo na última classificativa do evento, fruto de uma espantosa recuperação de Sébastien Ogier. O actual Campeão do Mundo venceu a prova croata por uns escaços 0.6 segundos de diferença, batendo o seu colega de equipa Elfyn Evans no decisivo Power Stage. O belga Thierry Neuville foi o melhor representante da Hyundai, completando o pódio na Croácia.
Numa prova onde sofreu dois furos nas classificativas e um acidente rodoviário numa das ligações (felizmente sem consequências físicas), Sébastien Ogier impôs a sua rapidez aos demais pilotos e aproveitou as poucas falhas dos seus adversários. O momento decisivo da prova viria a decorrer no Power Stage, onde Elfyn Evans arrancava com 3.9 segundos de vantagem relativamente a Ogier. No entanto, uma ligeira saída de estrada na derradeira secção da classificativa fez com que o piloto galês perdesse algum tempo, terminando atrás do seu colega de equipa francês por uma escassa diferença de 0.6 segundos.
No degrau mais baixo do pódio terminou Thierry Neuville, a 8.1 segundos do vencedor. Apesar de ter alcançado a liderança na 1ª etapa, o piloto belga acabaria por ser prejudicado pela arriscada escolha de pneus (uma combinação de pneus duros e macios) efectuada durante a 2ª etapa. Ott Tanak foi o 4º classificado, não demonstrando a confiança necessária para atacar as classificativas e discutir os lugares cimeiros. O 5º lugar foi alcançado pelo “piloto sensação” desta prova: Adrien Fourmaux. O piloto francês teve a sua estreia num Ford Fiesta WRC, surpreendendo tudo e todos com a sua rapidez e consistência. Com o resultado alcançado, Fourmaux foi o melhor representante da equipa de Malcolm Wilson.
Relativamente às restantes categorias, se no WRC2, Mads Ostberg levou a melhor, batendo Teemu Suninen e Marco Bulacia, Kajetan Kajetanowicz foi o mais rápido entre os pilotos inscritos no WRC3. Destaque ainda para as desistências do jovem Kalle Rovanpera, fruto de um acidente na 1ª classificativa do Rali da Croácia e de Pierre-Louis Loubet, devido a uma saída de estrada na 14ª classificativa.