Qatar com acordo de 10 anos para F1
Para além de ter ficado com a derradeira vaga do calendário de 2021 da Fórmula 1, o Qatar revelou também que irá acolher o “Grande Circo” durante um período de 10 anos, a partir da temporada de 2023. O palco escolhido para este efeito será o traçado de Losail, que assumirá desta forma o lugar deixado livre pelo Grande Prémio da Austrália na presente temporada.
Se o anúncio da realização do Grande Prémio do Qatar em 2021 era um dado practicamente adquirido, o anúncio da assinatura de um contrato de 10 anos foi uma novidade positiva para o calendário da Fórmula 1. O evento será disputado no dia 21 de Novembro, ao final do dia, tal como se verifica actualmente no Grande Prémio de Abu Dhabi. A prova do Qatar será disputado após o Grande Prémio do México e o Grande Prémio do Brasil, num período de apenas 3 semanas.
Quanto ao acordo de dez anos, que tem inicio marcado para a temporada de 2023, a escolha desta temporada resume-se em poucas palavras: 2022 será o ano do Campeonato do Mundo de Futebol, disputado pela 1ª vez no Qatar. Deste modo, dado que todas as atenções globais estarão centradas no evento organizado pela FIFA, a organização do Grande Prémio do Qatar optou por adiar o arranque do acordo para a temporada seguinte.