Sébatien Ogier triunfa no regresso do Safari
O Rali Safari regressou ao Mundial de Ralis após 19 anos de ausência e trouxe consigo toda a incerteza e dureza que havia marcado as anteriores edições da prova queniana. Aproveitando o descalabro no seio da Hyundai Motorsport, Sébastien Ogier voltou a estar no local certo, à hora certa, conquistando a 4ª vitória na temporada de 2021. Takamota Katsuda protagonizou uma brilhante exibição, garantido o seu 1º pódio no WRC. Apesar dos problemas com o desembaciador do pára-brisas, Ott Tanak encerrou o pódio.
Thierry Neuville dominou a prova queniana desde o seu inicio, demonstrando um ritmo inalcançável para os demais pilotos. No entanto, o esforço do piloto belga acabaria por ser deitado por terra na 1ª classificativa da última etapa, quando a suspensão traseira direita do i20 WRC cedeu. O abandono foi inevitável, promovendo Takamoto Katsuta à 1ª posição da classificação geral. O piloto japonês protagonizou uma prova consistente, evitando os erros e escapando às armadilhas presentes nos difíceis troços quenianos. No entanto, acabaria por ser ultrapassado por Sébastien Ogier, conquistando no entanto a 2ª posição do pódio.
Quanto ao actual Campeão do Mundo, Sébastien Ogier, viu-se bafejado pela sorte na 1ª etapa, efectuando uma prova de recuperação ao longo das restantes etapas. O atraso de Ott Tanak na 2ª etapa, motivado por problemas com o desembaciador do pára-brisas do Hyundai i20, elevou Ogier à 3ª posição. Com o abandono de Neuville na derradeira etapa, Ogier encetou um ataque bem sucedido à liderança de Takamoto Katsuta, garantindo um triunfo aparentemente fora do seu alcance. Já Ott Tanak foi o melhor entre os representantes da Hyundai, terminando na último degrau do pódio numa prova onde andou nitidamente abaixo do seu ritmo (triunfando, no entanto, no Power Stage), de modo a evitar problemas mecânicos no i20 WRC.
Adrien Fourmaux foi, inicialmente, o vencedor do duelo protagonizado pelos pilotos da M-Sport. No entanto, o piloto francês acabaria por ser penalizado em 10 segundos pelos cortes efectuados nas classificativas, entregando a “vitória” a Gus Greensmith. Nas contas do Campeonato de Pilotos, Sébastien Ogier lidera com 34 pontos de vantagem relativamente a Elfyn Evans, enquanto Thierry Neuville é o 3º classificado, a 56 pontos de distância do piloto francês. Entre os Construtores, a Toyota Gazoo Racing lidera com 59 pontos de vantagem relativamente à Hyundai Motorsport.