Stéphane Peterhansel triunfa no Dakar!
17 Janeiro 2021 - José Soares da Costa

Stéphane Peterhansel, ao volante do Mini Buggy JCW preparado pela X-Raid, garantiu o seu 14º triunfo no Dakar. Conciliando fiabilidade com rapidez, o piloto francês ascendeu à liderança na 2ª etapa e geriu a sua vantagem relativamente aos seus adversários. Se Nasser Al-Attiyah, em Toyota Hilux, foi o 2º classificado, Carlos Sainz levou o seu Mini Buggy JCW ao degrau mais baixo do pódio.

O “Sr. Dakar”, Stéphane Peterhansel, voltou a triunfar no Dakar, beneficiando do menor número de furos e navegação irrepreensível do seu co-piloto, Edouard Boulanger. O seu principal adversário, Nasser Al-Attiyah, não escapou aos inúmeros furos na sua Toyota Hilux, sendo particularmente crítico do regulamento técnico, que beneficia as viaturas de duas rodas motrizes com pneus de maiores dimensões.

Carlos Sainz, companheiro de equipa de Peterhansel na X-Raid, chegou a liderar a edição de 2021 do Dakar. No entanto, erros de navegação na 3ª etapa fizeram-no perder cerca de 30 minutos, hipotecando qualquer expectativa de vitória. A 3ª posição foi o melhor resultado possível para o piloto espanhol, confirmando no entanto a vantagem dos Buggy nesta edição do Dakar. Jakub Prygonski foi o 4º classificado, à frente de Nani Roma e do novo BRX Hunter, desenvolvido pela britânica Prodrive.

Relativamente às restantes categorias em disputa, Kevin Benavides levou a Honda ao triunfo entre as motos. Nos camiões, a Kamaz voltou a sagrar-se vencedora por intermédio de Dmitry Sotnikov. Entre os SSV, “Chaleco” Lopez bateu Austin Jones na luta pelo triunfo e nos Quads, Manuel Andujar levou a melhor relativamente aos demais pilotos.